A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

E.M. Eurico Salles recebe Circuito Cine Curta

A E.M. Eurico Salles, BE Engenho Rainha, foi uma das 18 escolas do Ensino Público do Rio de Janeiro que recebeu o Projeto Circuiro Cine Curtas, que passa 20 filmes ganhadores de diversos prêmios, no Brasil e no exterior, mostrando um pouco da história, da cultura e dos valores do Brasil com entretenimento, jogos e premiação.
Dentre os filmes exibidos na escola, Sapo (RJ, 2007 – 18’. Ficção), foi o que mais chamou a atenção dos alunos. O curta retrata a história de um menino que se inscreve numa peça teatral em função de uma menina por quem ele se sente “apaixonado”. Contudo, o papel deste menino na peça lhe parece sem importância: a de um sapo que não vira príncipe e que é assassinado a mando da princesa, quando decepcionada pela incapacidade do sapo se transformar. Após conversar com seu avô, o menino, para desespero inicial do diretor e surpresa dos demais, improvisa uma nova fala para o personagem que, ao término da peça, acaba fazendo o maior sucesso entre os expectadores, inclusive para a menina-atriz que ele gosta.


Ao término da exibição, a equipe do projeto fez perguntas sobre os filmes para os alunos, que ganhavam ma pasta de com caderno, caneta, lápis e apostila específica sobre os mesmos. Os demais filmes exibidos foram A Distração de Ivan (RJ 2008 - 15’ Ficção), Sweet Karolynne (PB, 2008 – 15’ Documentário) e O Anão que Virou Gigante (RJ, 2008 – 10’ Animação).


O projeto é idealizado pela atriz e produtora cultural, Juliana Teixeira, que ao perceber a carência cultural e, especificamente, cinematográfica de determinadas regiões da cidade resolveu buscar apoio para levar o cinema, num primeiro momento, às praças públicas de regiões carentes (Projeto Curta na Praça, de 2008) e, agora, às escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário