A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Do alto se vê a vista e o Bairro Educador

A comunidade do Cantagalo era só alegria na manhã desta terça-feira, 26/10, durante a festa de Lançamento do Bairro Educador Cantagalo. A abertura do evento foi feita pelo grupo de dança da Escola Municipal José Linhares, que homenageou Noel Rosa, o Poeta da Vila, que se fosse vivo estaria completando 100 anos. Em seguida, os meninos da Trupe de Circo do AfroReggae fizeram um número de equilíbrio sobre cadeiras e as alunas do CIEP se apresentaram com danças folclóricas, oficina realizada no AfroReggae.


No palco, a Coordenadora Geral do Bairro Educador, Marcia Florêncio, agradeceu o empenho e esforço de todas as pessoas envolvidas de suas diversas formas, para que o evento ganhasse vida, e sobretudo. pela ótima implantação do projeto  em todas as escolas que compõem este Bairro Educador: CIEP Presidente João Goulart, E.M. Marília de Dirceu e E.M. José Linhares.

Agradecimento especial à Colaboradora do Bairro Educador, Priscilla Celeste, à Gestora de Projetos, Maíra Mendes e ao Gestor de Núcleo, José Roberto Lobo.


Apresentação da banda da E.M José Linhares
O lançamento de mais um Bairro Educador contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, da Subsecretária de Educação, Helena Bomeny, do Coordenador Geral das Escolas do Amanhã,  André Ramos, da Coordenadora Geral da 2ª CRE, Ignês Brazuna, da Assessora da 2° CRE, Maria Lucia Mosqueira, do Capitão Nogueira, da UPP Cantagalo, Bruno Ramos, Subprefeito da Zona Sul e Leonardo Splitzer,  Administrador Regional.



  Apresentação da dança folclórica

Diversos parceiros também estiveram presentes: Oi Futuro (Programa Oi Educativo, Escola Oi Educativo, Escola Oi Kabum! e Estética Central), representado pela sua diretora de Educação, coordenadora, educadoras e alunos da Oi Kabum!, AfroReggae, Ensina!, Espaço Criança Esperança, UPP Cantagalo, Paulo Ferraz e Bia Novaes, Associação de Moradores do Cantagalo, Associação de Moradores do Pavão/Pavãozinho, Associação Comercial, Pastoral da Igreja da Ressurreição, Rádio Comunitária, a Creche, CRJ, FAETEC e Solar Meninos de Luz. E claro, toda a equipe do Bairro Educador, que se fortalece a cada dia sabendo que uma equipe unida constrói todo um caminho de vitórias.


Equipe Bairro Educador com Carmen Falcon e Hellen Mary do Dentista do Bem, Maria Lúcia da 2° CRE e Bia Novaes.
Alunos da E.M José Linhares

A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), grande parceira, tanto dos projetos de educação quanto na continuidade do bem estar da comunidade, esteve presente durante todo o evento e tiveram a grata visita dos colegas da UPP Borel, que prestigiaram e acompanharam a cerimônia. O grupo de percussão formado pelos moradores junto aos policiais da UPP Cantagalo também se apresentou.

Trupe de Circo do AfroReggae

Ao vivo e a cores, a oficina do projeto Estética Central fazia vídeos e edições com os alunos, promovendo a interatividade e conhecimento de novas mídias. A Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum! levou trabalhos dos alunos-monitores, como vídeos e fotos. Já o Centro Cultural Oi Futuro disponibilizou seus arte-educadores para fazerem brincadeiras e jogos com a criançada.

Exposição dos trabalhos do CIEP Presi. João Goulart

A Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, relembrou toda a trajetória do encontro com a comunidade do Cantagalo, até a implantação dos projetos de educação e segurança, reafirmando seu compromisso pela continuidade e seriedade, que este tipo de trabalho tem no Rio de Janeiro. “Quando implantamos a ideia de dar um salto na educação no município com o fim da aprovação automática sabíamos que seria muito difícil devido à diversidade cultural da cidade. Mas estamos conseguindo”, afirmou.

Projeto Cientistas do Amanhã / Sangari

O gestor de núcleo do BE Cantagalo, Roberto Lobo, ressaltou a importância de projetos como este para a educação dos jovens aprendizes. “Tornar atrativo o cotidiano escolar evita evasão e aumenta o interesse no aprendizado”.

Trabalho dos alunos do Presidente João Goulart



A criançada se divertiu com as máscaras que os arte-educadores do Oi Futuro levaram para o CIEP. Na foto, eles estão com a máscara do cientista Albert Einstein. As máscaras fazem parte do programa educativo do centro cultural.


Banda de percussão da UPP formada em conjunto com os meninos do Cantagalo

E.M Marília de Dirceu




Nenhum comentário:

Postar um comentário