A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

COB leva o Olimpismo para professores da rede municipal do Rio de Janeiro


A sede dos Jogos Olímpicos de 2016 ganhará mais um reforço para se transformar numa cidade olímpica. Tendo como pilares os valores positivos do esporte, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a Academia Olímpica Brasileira (AOB) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro iniciam parceria para inclusão de temas olímpicos no currículo escolar dos alunos da rede pública municipal. Nesta segunda-feira, cerca de 50 professores participarão de um seminário na sede do COB, a partir das 9h, com o objetivo de capacitá-los sobre o tema. A parceria será ratificada a partir de assinatura de convênio em data a ser definida.
Com essa ação, o COB pretende colocar o Olimpismo na grade curricular das escolas municipais. Através de livros do Selo COB Cultural ou apresentações de vídeos e teatro de bonecos, o comitê introduzirá temas fundamentais para a formação dos jovens estudantes.

"A Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo um trabalho fantástico ao levar ensino para as mais diversas áreas e comunidades da cidade. A educação é maior ferramenta de transformação da sociedade e a união com os valores positivos do esporte certamente será benéfica para alunos e professores. Pretendemos levar para as salas de aula, de forma lúdica, informações ligadas ao esporte e incluí-las dentro das matérias convencionais. Pretendemos levar o esporte além da atividade física e contribuir para a formação destes jovens", afirmou a diretora cultural do COB, Christiane Paquelet.

No seminário, os professores da rede municipal serão apresentados à estrutura do COB, detalhes da organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e das Olimpíadas Escolares e à Academia Olímpica Brasileira (AOB). O Departamento Cultural do COB será tema de três módulos no seminário, sendo um deles exclusivamente sobre ações culturais, Olimpismo e Valores Olímpicos. A união entre o COB, a AOB e a SME estimulará o conhecimento da juventude carioca em torno do Olimpismo. A parceria será colocada em prática através do Projeto Bairro Educador, da SME, que tem por finalidade atuar em escolas de áreas carentes da cidade para suprir algumas necessidades em disciplinas específicas.

O Bairro Educador atende a 151 escolas públicas da cidade e tem como objetivo fortalecer os laços entre a escola e a comunidade através da educação. Para isso, o projeto promove oficinas e atividades culturais, esportivas, ambientais, e de reforço na aprendizagem, além de realizar parcerias.

Está matéria foi publicada no site do Jornal Final Sports, do Rio Grande do Sul.


Um comentário:

  1. Nossa, foi muito legal poder ter participado de um seminário desse.Adorei!!!

    Elaine(Educadora Comunitária do CIEP 1º de Maio na comunidade de Antares)

    ResponderExcluir