A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Bairro Educador Paciência leva parceiro para dar Palestra em escola

A parceira entre o Bairro Educador Paciência e o SESI/SENAI – Unidade Santa Cruz – promoveu na última quarta-feira um encontro entre o Coordenador de Ensino dos Cursos Técnico, André Vidal e alunos da Escola Municipal Manoel Porto Filho (BE Paciência).
Segue abaixo, na integra, a carta da Coordenadora Pedagógica da Escola, Erika Ferraz Ueoka, falando sobre o encontro.
“Com muito boa vontade, o Eng. Prof. André Vidal, Coordenador de Ensino dos Cursos Técnicos do SENAI, Unidade Santa Cruz - RJ, manteve o entusiasmo nas quatro palestras que fez para os alunos da E. M. Manoel Porto Filho falando sobre orientação vocacional, cursos técnicos mais solicitados pelo mercado de trabalho, motivação, auto-estima, responsabilidade, comportamento, trabalho em equipe e superação dos próprios limites para conseguir chegar onde se deseja, construindo desde já um futuro promissor.

Assistiram com muita atenção e curiosidade às palestras 216 alunos do 8º ano; 108, do 9º ano; e 65, da Aceleração II - 7º e 8º anos (Projeto "Autonomia Carioca"), perfazendo um total de 389 estudantes.
A idéia de trazer o Professor André aqui surgiu em uma conversa com a Equipe do Bairro Educador de Paciência (Fabiano e Rejane) sobre um dos Projetos da Escola intitulado "PORTOTEC, porque a Escola Técnica é possível!", idealizada pelo Professor Nelton Araujo (História), tendo o apoio de mais três Professores: Marcelo Veronezzi (Matemática), Marcos Braga (Matemática) e Aline Moraes (Língua Portuguesa), que dão aulas extras para alunos atualmente do 9º ano e da Aceleração II, nestas disciplinas, com o módulo FAETEC, em que organizaram provas anteriores dos concursos desta instituição, dando explicações mais detalhadas. Participam destas aulas cerca de 45 alunos.

O objetivo de termos convidado para as palestras os alunos do 8º ano foi o de despertar neles, desde já, o interesse para começarem a pensar em seu futuro. Para nós da Escola, já é um preparo para 2011, ano em que estarão no 9º ano. A idéia dos Professores é, desde o início do ano letivo, começar com as aulas extras do Projeto PORTOTEC.
Um diferencial nas palavras do Professor André foi ressaltar que é morador de Paciência e não se deixou limitar por isso, pois através do estudo foi até onde ele desejou. Na segunda palestra, houve um momento emocionante, em que a nossa Professora de Ciências, Fernanda Albuquerque, que só dá aulas, atualmente, para o 6º ano, ao terminar de assistir à palestra, falou para todos os presentes que é moradora de Paciência, sempre estudou em escola pública e fora aluna do Professor André, na FAETEC de Bangu; fez vestibular para Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e hoje é Professora da Rede Municipal, no seu bairro de origem, com muito orgulho.
A Diretora Rosineri, a Diretora-Adjunta Fatima, a Coordenadora Pedagógica Erika, o Corpo Docente e toda a Comunidade Escolar agradecem a Fabiano e Rejane, Equipe do Bairro Educador de Paciência, por terem feito contato e viabilizado esta parceria com o Professor André.”


Muito grata,
Erika Ferraz Ueoka

Nenhum comentário:

Postar um comentário