A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Educação e Memória: Uma parceria na Maré

Entre os dias 04 e 18 de novembro o Bairro Educador Maré, em parceira com o Museu da Maré, organizou uma exposição fotográfica com imagens antigas da comunidade na Escola Municipal Professor Paulo Freire.
             Foram 11 banneres colocados no rol de entrada da escola. Cada banner possuía duas fotografias que descreviam a História da ocupação da região e o cotidiano dos moradores.
Toda a comunidade escolar teve acesso e se envolveu com a exposição. Alunos, professores, responsáveis, diretores e funcionários puderam conhecer um pouco mais a História da região.

Os estudantes observam com curiosidade a montagem da exposição


Professoras levam estudantes para visitar a exposição


Moradores também participam e se emocionam com a exposição

 Além da exposição, contamos com a presença de João Batista e Marilene que realizaram uma série de oficinas de contação de História para os estudantes. Através dos contos e lendas dos antigos moradores da Maré, tais como O Casamento na Palafita, O Porco com Cara de Gente, Mataram meu Gato entre outros, trabalharam a questão do pertencimento local e a importância da resistência e organização dos moradores para a conquista de políticas públicas para a o conjunto de comunidades.
  
Marilene com o livro de Contos e Lendas da Maré

Também foi contada a História da comunidade Vila do Pinheiro onde a escola está inserida e do antigo campo do Picolé (local onde a escola foi construída). Os alunos puderam ver e tocar fotos antigas do local onde hoje é a escola. Participaram os estudantes das turmas de 3º, 4º e 5º anos.

João Batista apresentando uma fotografia da antiga Ilha dos Pinheiros, hoje Parque Ecológico da comunidade


O objetivo do Bairro Educador com essa atividade foi contribuir para o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola, intitulado “Eu, a Maré e a minha escola”. Para a direção e a coordenação pedagógica da escola é muito relevante trabalhar com os estudantes o tema da História local.


Para a realização da atividade foi muito importante a colaboração de João Batista e a articulação feita pela coordenadora pedagógica Márcia Barreto junto aos professores. Por isso, nossos agradecimentos à escola e à equipe do Museu da Maré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário