A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

No Borel tem alimento para o corpo e para a educação!

Como tem andado a semana pelo Bairro Educador Borel? A equipe de lá sempre vem com novidades do projeto e das escolas.

Essa semana tivemos, além de outras ações, duas que aconteceram no CIEP Antoine Magarinos Torres Filho e que se destacam aqui nesta matéria: a oficina de horta, promovida pelo programa Mais Educação, e um encontro com o Grêmio, para acompanhar a "alimentação" do fotolog que os meninos criaram para divulgar o que anda acontecendo.

Na escola pública, a promoção de hábitos alimentares saudáveis e um currículo saboroso...

A oficina de horta, promovida pelo programa Mais Educação, acontece todas as quartas feiras das 12h30 às 16h30. "Esta oficina tem ajudado a criar hábitos alimentares saudáveis", afirma o Professor Márcio Perisse, responsável pela atividade na escola. "Muitos dos alunos quando iniciaram no projeto não gostavam de hortaliças e verduras. Mas desde que começaram a perceber a importância destes alimentos para o seu crescimento, mudaram seus hábitos alimentares." 


Ao ingressarem na atividade, os estudantes participam de todo o processo relacionado à oficina: da escolha do local para a instalação da horta, até o processo de sua feitura: adubo do solo, semeadura e plantio. No resultado final, e em uma das partes mais alegres, a colheita das saborosas plantinhas que os próprios ajudaram a nascer. Neste processo, os estudantes começam a se sentir parte do espaço escolar e, principalmente, entender o processo natural de vida dos vegetais e os efeitos que podem causar à saúde humana. Eles reconhecem espontaneamente a necessidade de ingerir uma quantidade diária do alimento, suficiente para um crescimento sadio. 


O desdobramento pedagógico (descritores) desta atividade, contribui para deixar o currículo saboroso e com um gosto especial de quero mais. Segue, para serviço e uso geral, como é integrada esta atividade com o ambiente da sala de aula:

Em Ciências, é trabalhado o crescimento das plantas, germinação, a influência do sol, fotossíntese, solo, uso da água, a cada visita à horta.
Em Português, é trabalhada a escrita, considerando o observado a cada visita, além de ortografia, gramática e formas literárias.
Em Meio Ambiente, é trabalho o uso dos agrotóxicos, tipo de solo, pragas e ação do homem no meio natural. 
Em Informática, é direcionada a pesquisa sobre os legumes, verduras e hortaliças com o manuseio da internet e do computador.
Em Matemática, são trabalhados quantidade, volume, peso, dimensão, espessura e vários outros.
Em Geografia, são trabalhados clima, solo, ciclo da água e outros.
Em História, são trabalhadas a origem das verduras, hortaliças e legumes em cada momento da sociedade. 

A felicidade geral é quando as cenouras, beterrabas, alfaces, couves e outros vegetais vão parar em seus pratos, servidos no refeitório da escola! Além de tudo esta atividade pode render excelentes receitas!

Enquanto isso, na sala de informática...

Agora falamos de outro tipo de alimentação: a virtual. Após a criação do fotolog do Grêmio Estudantil (http://www.fotolog.com.br/gremiodoantoine), nossa equipe volta a se reunir com a trupe da escola para saber como andam as novidades. A mais recente delas, foi o projeto Cine Tela Brasil que passou pelo CIEP Antoine, com exibição de filmes para todos. A equipe do grêmio registrou o evento e ainda entrevistou a Professora Rogéria, com a matéria publicada no fotolog. 


Além da presença do Grêmio Estudantil, estiveram presentes duas estudantes do CEC (Conselho Escola  Comunidade), aprendendo a utilizar as ferramentas de comunicação com a equipe do BE Borel e com os meninos. No próximo ano, serão elas que comandarão o andamento do fotolog e das redes de comunicação do colégio.


Integram o Grêmio Estudantil: Darliane, Maiara, Domicio e Daniel. As estudantes do CEC são: Mylhena Campos e Liandra Freire.

Agradecemos à equipe do BE Borel, ao gestor de projetos, Thiago Sobral, pelas imagens e ao gestor de núcleo, José Roberto Lobo, pela matéria enviada.


Um comentário:

  1. Ana Paula Teixeira Araujo26 de novembro de 2010 às 09:07

    Esse CIEP é realmente muito especial... as ações realizadas aí são sempre voltadas para a promoção da cidadania e cumprimento dos direitos e deveres dos bons cidadãos... fico muito feliz de ver que nossas parcerias promovem atividades significativas para nossas crianças...Parabéns a todos os alunos, professores e parceiros de caminhada... obrigada ao BE, especialmente nas figuras tão amáveis do Thiago e do Beto... que nossa parceria renda muitos outros bons frutos!!! Essa horta tá show e o blog tb!!! Parabéns as crianças do Grêmio e do CEC!!!

    ResponderExcluir