A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Salve o Almirante Negro!

         


No dia 18 de novembro, a E.M. Marinheiro João Cândido comemorou os 100 anos da Revolta da Chibata. Este grande evento foi uma das atividades da Semana da Consciência Negra. Neste dia, a Escola foi presenteada com uma réplica da estátua do Marinheiro João Candido, que fica na Paraça XV. 
Réplica da estátua do Marinheiro João Cândido localizada na Praça XV
Todas as turmas apresentaram seus trabalhos sobre o Marinheiro João Candido em uma exposição intitulada: “Centenário da Chiabata”. A qualidade e criatividade dos trabalhos chamaram a atenção de todos. Os alunos do 4º ano apresentaram um acróstico, os alunos do 5º ano recitaram uma poesia e todos cantaram a música: “O Mestre-Sala dos Mares”. 

Os alunos cantando a música  "o Mestre-Sala dos Mares" 
 O grupo Mariama apresentou a coreografia “Tambor de Criola” e o evento foi encerrado com as apresentações de Maculelê e roda de capoeira com os alunos do Programa Mais Educação. O ator Jonathan Haagensen prestigiou os alunos participando da roda.

Ator Jonathan Haagensen na Roda de Capoeira

           

           Compuseram a mesa para a solenidade: a aluna Veroica de Almeida - representante do Grêmio; Roseane Lopes da Silva -  representante do Conselho Escola Comunidade; a Educadora Comunitária Sonia Maria - representante do Programa Mais Educação; Karina Trotta – Gestora de Núcleo de Santa Cruz representando o Projeto Bairro Educador;  Remísio de Souza Junior – Tutor da Sangari representando o Projeto Cientistas do Amanhã; Tania Maria Peixoto da Silva - Diretora da Escola; Professor Jaime - Secretaria Municipal de Educação; Professora Rosangela Tardelly representando o Vereador Reimont; Srº Itamar Ferreira – membro do Comitê dos 100 anos da Revolta da Chibata; o ator Jonathan Haagensen e Lorrana Machado – Representante da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial.
Diretora Tania Maria Peixoto da Silva

Integrantes da mesa




Todos os alunos foram presenteados com uma revista em quadrinhos do Herói Brasileiro João Candido autografadas pelo ator Jonathan Haagensen. A Diretora Tania presenteou a Gibiteca da EM Otelo de Souza Reis com um exemplar da revista. Isto é integração! Isto é Bairro Educador!


Equipe da E.M. Otelo de Souza Reis recebendo a revista em quadrinhos do Marinheiro João Cândido

Um comentário:

  1. Nossa!!Vcs não perderam nada do 100anos da Revolta da Chibata!!!Adorei a parceria com o Bairro Educador!!!Bjs Tania

    ResponderExcluir