A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Os sabores da Educação

"Um sonho que se sonha só é apenas um sonho, um sonho que se sonha junto se torna realidade. O Degusta Alemão foi um sonho coletivo, e hoje é uma realidade. Ver esse evento, essa festa bonita representa muito pra mim"

Foi citando uma frase do Arcebisbo Dom Hélder Câmara que a professora Deise Aparecida Gonçalves Costa, da E.M. Prof. Affonso Varzea, explicou como se sentia ao ver um projeto Uma Receita de Sucesso, iniciado por ela na sala de aula, sendo abraçado pela comunidade e demais escolas do Bairro Educador Complexo do Alemão.

Clique na imagem para visualizá-la
No projeto a professora realiza oficinas de culinária com os alunos e utiliza disciplinas como Português e Matemática na hora da receita, fazendo com que eles aprendam a cozinhar mas sem esquecer a sala de aula.

Inspirado no Degusta Rio, o Degusta Alemão reuniu as escolas Henrique Foréis, Jardim Guadalajara, Nereu Sampaio, Prof. Affonso Varzea, Prof. Mourão Filho, Rubens Berardo, Vera Saback Sampaio, as creches Nova Brasília, José Vieira da Silva e EDI Dona Lindu.

A abertura oficial do evento foi feita pelos alunos da E. M. Prof. Affonso Varzea que cantaram a música Rexeitas da Xuxa, todos uniformizados com toucas e aventais. Em seguida, a Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, fez seu discurso e ressaltou a importância da presença dos pais na vida escolar dos filhos e de uma boa escola.


Clique na imagem para visualizá-la
"Agradeço a todos os pais que acompanham a vida escolar de seus filhos. Daqui a muitos anos eles entenderão o motivo e a importância da vinda de vocês aqui. Hoje, as criança aprendem e lêem como nunca fizeram antes, e todas elas têm sonhos, mas os sonhos  só acontecem se eles tiverem uma boa escola".

Claudia Costin ainda falou sobre o Bairro Educador e pediu que os alunos sempre se lembrem dos seus professores e diretores. "Agradeço também ao Bairro Educador que está fazendo as escolas do amanhã se tornarem escolas de hoje, com resultado imediato. Crianças, quero que vocês, daqui a 20 anos, quando realizarem seus sonhos, não se esqueçam dos professores e diretores que hoje fazem o melhor por vocês", finalizou.


Clique na imagem para visualizá-la
O Evento reuniu stands de degustação de todas as escolas, da equipe do Bairro Educador e de parceiros locais. Durante a festividade era possível se deliciar com o milho cozido da Creche Nova Brasília, com tapioca, pastéis, caldo de cana e guaraná natural da E. M. Affonso Varzea, com o bolo de banana da E. M. Mourão Filho, com o cachorro-quente do Bairro Educador, com os bolos e algodão-doce da E. M. Vera Saback Sampaio, com a sopa de ervilha da E. M. Nereu Sampaio, com a salada de frutas da Creche José Vieira da Silva, com o cuscuz da E. M. Henrique Foréis, com o cajuzinho da E. M. Jardim Guadalajara, com o açaí da Professora Deise, com o biscoito amanteigado da E. M. Rubens Berardo, com os bolos diversos do EDI Dona Lindu, com a pipoca do Paulinho, comerciante e parceiro local, entre outros. Todos esses alimentos são reconhecidos nas ruas do Complexo do Alemão

Todos esses alimentos foram preparados pelos professores e alunos. As imagens dessas oficinas de culinária pedagógica que resultaram no Degusta Alemão foram exibidas durante todo o evento em um vídeo produzido por Bruno Aguiar, Gestor de Projetos do Bairro Educador. Um anfitrião especial acompanhava todo o evento. O Seu Beca, a "cara" do Degusta, AlemãoA simpática figura circulou por todo o evento divertindo os presentes.


Clique na imagem para visualizá-la
As crianças se divertiram bastante, além de terem aprendido algo que é novo para muitos: cozinhar. E todos ficaram muito felizem em poder participar. "Poder participar do Degusta, ainda mais auxiliando a produzir alimentos foi muito bom. Estou me sentindo uma cozinheira de verdade. A experiência que tive foi muito legal, amei", disse Lorraine Taiane, aluna do 4° ano da E.M. Affonso Várzea, responsável pela barraca de pastel.

Além da degustação, o Degusta Alemão contou com a Rádio Criança, comandada pelos alunos e que a todo momento fazia entrevistas com as pesoas presentes, anunciava as receitas do dia e conteúdos trabalhados em cada uma, além de informar as atividades que aconteciam simultaneamente à degustação.

Na quadra da escola o Professor Ivo, da E. M. Henrique Foréis, comandou as atividades físicas com as crianças. Na entrada da escola, a Professora Fabiana, da E. M. Prof. Affonso Varzea, realizou a oficina de contação de histórias, tudo inspirado nos alimentos presentes no cardápio do dia. 

Clique na imagem para visualizá-la
Pais, moradores da região, entre outros visitaram e aprovaram o evento. Para Renato do Nascimento, um evento como esse é muito importante para o aluno, escola e para a comunidade. "O evento agrega bastante a parte pedagógica e a socialização das crianças na parte escolar. Esse evento está aproximando as escolas, os alunos e a comunidade. Sem falar que os alunos ainda estão aprendendo a trabalhar em equipe. Acredito que trabalho, equipe e resgate de valores podem resumir esse evento lindo", afirmou.


Os pais e responsáveis ainda puderam conhecer novas formas para reaproveitar alimentos que geralmente são descartados. A Pastoral da Criança e da Saúde da Igreja São Vicente de Paulo ofereceu esta oficina sobre alimentação alternativa e dicas de saúde.

Clique na imagem para visualizá-la
O Degusta Alemão contou com a presença da  Secretária  Municipal de Educação, Claudia Costin, da Subsecretária de Ensino, Helena Bomeny, da Assessora Especial da SME, Mariza Lomba, da Coordenadora Geral da 3ª CRE, Maria do Amparo Mirando Reis, da Assessora da 3° CRE, Maria Francisca do Carmo, do  Administrador Regional Cláudio Medeiros, do Vereador Jorginho SOS, além de professores, alunos, pais e responsáveis, da equipe do Bairro Educador e parceiros locais

Agradecimento especial à Gestora de Projetos, Claudia Garcia, ao Gestor de Projetos Bruno Aguiar e à equipe do BE Engenho Rainha, Adriano de Araújo e Débora Targino pelo esforço feito para que o projeto acontecesse.

Clique na imagem para visualizá-la
Um dos principais responsáveis pelo evento, o Gestor de Núcleo do Bairro Educador Complexo do Alemão,  Bruno Lopes, falou sobre o evento logo após o encerramento do mesmo. "Foi um dia de muita integração, aprendizado e alegria. É uma satisfação enorme ver todo mundo junto, feliz, saber que tudo que foi planejado ocorreu como o esperado. Essa metodologia de utilizar a culinária no aprendizado é muito interessante, sem falar que todas as escolas trouxeram seus alunos, o que favorece o relacionamento entre elas", afirmou.


Opinião parecida teve Eliane Saback, diretora da E.M. Affonso Varzea. Para ela é uma satisfação enorme ver que as crianças estão felizes, que aprenderam, que aproveitaram o dia, o evento. "Só tenho que agradecer a todos que colaboraram para que o evento fosse um sucesso", afirmou.

2 comentários:

  1. Realmente empenho e trabalho em equipe nortearam a concepção desse evento. Isso mostra que limitações tratadas com estratégias simples e eficazes, baseadas na valorização das pessoas, transformam-se em possibilidades.Parabéns a todas as escolas e ao pessoal do Bairro Educador.O post está muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todas as escolas do Beca. Parabéns a todas as equipes: professores, funcionários,Beca, diretores, estudantes, coordenadores, responsáveis e amigos. Foi muito emocionante e pedagógico. Aprendi um monte de coisas...
    Guará.

    ResponderExcluir