A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CEDAE e BE Borel sinalizam parceria para 2011

O Projeto “Água para Todos” da CEDAE tem como objetivo fornecer água potável para cerca de 1 milhão e 100 mil pessoas de 111 comunidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com um orçamento de R$80 milhões. 


As lideranças locais do Borel visitaram no último dia 29 de dezembro, o sistema de tratamento e distribuição de água GUANDU, no KM 20 da BR 465, antiga Rodovia Rio São Paulo. Este passeio foi organizado na última reunião de rede do território Borel pelo coordenador local do Projeto Água para Todos, Daniel Castro.

Chegada à Estação de Tratamento Guandu
 Durante a visita foram tiradas as dúvidas das lideranças presentes sobre a captação de recurso hídrico, tratamento e distribuição de água no Estado do Rio de Janeiro, já que o Rio GUANDU é o principal responsável pelo abastecimento da região.

Também foi falado sobre o risco que a rede de distribuição oficial corre ao passar pelos espaços comunitários, pois os desvios clandestinos da distribuição de água colocam toda a rede em contaminação.
Palestrante falando sobre o processo de tratamento da água

A sinalização da parceria entre CEDAE e BE Borel para 2011 tem o objetivo de gerar nos alunos das escolas participantes do Projeto Bairro Educador o uso consciente da água e o seu reuso. E também gerar ações educativas de meio ambiente no território.  Está é uma parceria que iniciou-se na Cidade de Deus e teve excelente resultado.
Líderes Comunitários



Saiba um pouco mais sobre a estação de tratamento Guandu
Inaugurada em 1955, a Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETAG) produz cerca de 43 mil litros por segundo, aproximadamente o triplo da capacidade inicial. Isso significa mais de 3,7 bilhões de litros saindo diariamente da ETAG para abastecer os Municípios do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Itaguaí, atendendo a um padrão de qualidade internacional, controlado através de uma série de análises fisico-químicas e bacteriológicas.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário