A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Trabalho de um Comitê Esportivo

Quando criado no dia 13 de setembro de 2010, os professores de Educação Física ainda não tinham a dimensão de onde ia chegar o Comitê Esportivo do Bairro Educador Paciência. A proposta inicial de unir o trabalho dos professores de educação física com eventos esportivos e de integração, tinha o intuito de o Bairro de Paciência através das escolas e da prática esportiva, sem tocar no mote da competição e sim da cooperação e da integração entre os alunos dos diversos segmentos de ensino das escolas municipais.

O Bairro de Paciência se percebe na fala de seus moradores como um bairro pouco observado pelo poder público no que tange ao esporte. A vontade de unir o bairro através do esporte gerou o que hoje o CEBEP chama de Núcleos de Treinamento.

A proposta dos Núcleos é garantir a formação integral dos alunos-atletas focando o aprendizado à prática esportiva. Ou seja, nos núcleos os alunos terão 1h30 de treino prático e 1h30 de reforço escolar. O grande foco é que o reforço faz parte desse treinamento. Após o treinamento, o aluno terá aulas de matemática, português e ciências, com o conteúdo dessas disciplinas voltado para o esporte praticado, dessa forma, o conteúdo teórico estará adjacente a prática do esporte em questão.

Em uma das aulas, por exemplo, o aluno poderá perceber dentro da quadra a observação do espaço físico identificando formas geométricas presentes, através do material utilizado nas aulas de educação física identificar sólidos geométricos e os elementos que compõe esse sólido, além de diferenciar retas, semi-retas e segmentos de retas através de movimentos no plano. Todos esses elementos serão observados na preparação do aluno na aula de Reforço de Matemática, com o monitor cuidando destes conceitos. O Professor ao demonstrar objetos e movimentos permite que o aluno sensível a estes conceitos, observe dentro da quadra. A bola de vôlei pode ser objeto de estudo, numa comparação, os alunos podem buscar dimensões ou mesmo entender a relação de espaço. Esses elementos estão diretamente ligados ao conteúdo do 6º ano (Figuras Geométricas espaciais e planas e seus elementos)[1], observando o objetivo de compreender o conceito de forma de uma figura geométrica, ampliando o raciocínio  espacial do aluno, a partir do reconhecimento e da análise das propriedades da disciplina que foram aplicadas nesse intuito na sala de aula.


[1] Orientações Curriculares, pag 40.

Figura 1 - Aguçar a percepção espacial do aluno com elementos simples. A quadra tão familiar das aulas de educação Física se torna foco da aula de matemática.

Figura 2 - Matemática e Ciências através do esporte

Figura 3 - Os Núcleos de Treinamento do BEP



Esta prática é um transporte da metodologia do Bairro Educador. A Trilha Educativa, tecnologia utilizada nesse processo, tem como foco aguçar a percepção do estudante para que ele entenda que cada espaço, pode se tornar um espaço de aprendizagem.


Ao longo do ano de 2010, os professores de Educação Física se perceberam como facilitadores de um processo maior, além das atividades de interação, produzidas pelas aulas de Educação Física, essas atividades estarão ligadas a outras disciplinas. Por que não conduzir um Núcleo de Treinamento para esses alunos? O CEBEP propõe para o ano de 2011 as seguintes metas para o Bairro Educador de Paciência:

  1. Produzir atividades culturais e esportivas que unam o 1º e 2º segmentos das Escolas Municipais do BEP.
  2. Produzir atividades culturais e esportivas que vão além dos muros da escola, envolvendo toda a comunidade do entorno.
  3. Fomentar a integração de todas as Escolas do Bairro Educador de Paciência.
  4. Provocar a união e a cooperação de todas as comunidades do Bairro de Paciência. Diminuindo por meio da prática esportiva a segregação que ocorre no bairro.
  5. Diminuir o preconceito com o esporte feminino e fomentar a prática de esporte para a saúde do jovem e formação de atletas para as Olimpíadas de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário