A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bairro Educador e SESI/Cozinha Brasil: Uma parceria de sucesso

O Bairro Educador em parceria com o SESI/Cozinha Brasil realizou na Vila Cruzeiro dois cursos sobre aproveitamento integral dos alimentos.
O curso tem como objetivo levar à população orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, respeitando as diferenças regionais. Aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos, geralmente descartados, o curso também estimula as famílias a mudar seus hábitos alimentares.
Nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro o curso foi realizado na Escola Municipal Joracy Camargo, uma das escolas que compõe o Bairro Educador Vila Cruzeiro (BEVIC). Toda a equipe da escola se empenhou na divulgação do curso na comunidade, através de cartazes, folders e na reunião com responsáveis.
Participaram do curso, responsáveis de alunos, merendeiras (os), equipe da Comlurb e moradores da comunidade. Esta integração proporcionou uma ótima troca de experiências que enriqueceu muito as aulas.
No encerramento a nutricionista Natália Coelho, a estagiária Isabel Siciliano e o cozinheiro Reginaldo estavam bastante satisfeitos com o desenvolvimento da turma.
Consideramos que esta parceira articulada pelo Bairro Educador local foi importante para estimular a integração da comunidade com a escola, muito ressaltada pela gestora de projetos Claudia Garcia durante as oficinas.
Já nos dias 14, 15 e 16 foi a vez do Espaço de Desenvolvimento Humano Atitude Social, também na Vila Cruzeiro, receber o curso, que foi realizado pelas nutricionistas Aline Monteiro e Natalia Coelho e os cozinheiros Eduardo Henrique e Vanuzia Filha e a estagiária Isabel Siciliano.
Maria das Graças, adorou participar do curso.“Valeu muito a pena ter participado do curso. Aprendi bastante sobre os alimentos, como usá-los da melhor forma e principalmente a me alimentar de uma forma mais saudável”, afirmou.
Na parte da tarde, 27 participantes compareceram a aula final. Um fato marcante foi a presença de Senhorinha da Conceição, de 83, que era uma das mais animadas na aula. Para ela, nunca é tarde para aprender. “Eu acho que temos sempre o que aprender, que temos que evoluir para acompanhar a sociedade. Cozinho para filhos, netos, então ainda dá tempo de fazer com o que eles se alimentem melhor”, finalizou.
Já Vanessa Santino Rosa, 23 anos, resolveu fazer o curso por outro motivo. “Eu tenho duas filhas em casa, uma de cinco e outra de um ano, acredito que o exemplo delas deve partir de dentro de casa e, se eu me alimentar bem acredito que elas seguirão meus hábitos”.
Os participantes puderam conversar com as nutricionistas responsáveis pelas palestras, sobre o uso consciente dos alimentos, o melhor aproveitamento dos mesmos e como evitar doenças como Diabetes, Hipertensão e alguns sintomas como Prisão de Ventre, Hipoglicemia etc.
Todos os 120 participantes receberam ao final do curso o Certificado de Participação do SESI e um Kit com receitas, avental e touca de cozinha.
O Bairro Educador agradece aos parceiros SESI, E.M. Joracy Camargo, e o Centro de Desenvolvimento Humano Atitude Social e a todos os participantes pela colaboração para o sucesso desta iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário