A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

E.M. Manoel Porto Filho vai ao Teatro e cai na folia

 
Muitos foram pela 1ª vez no Teatro


Na última quinta-feira, 24/02, os alunos da EM Manoel Porto Filho (BE Paciência)foram ao Teatro João Caetano assistir à peça “É com essa que eu vou”.  Parceria do Bairro Educador com a Companhia Teatral XYZ.

A atividade não foi só um passeio, a visita faz parte da Trilha Educativa “Respeitando as Diferenças” construída em conjunto com o Professor Anderson (Português) e o Professor Nelton (História). Tópicos como a valorização da mulher, trabalho, família e classes sociais foram expostos aos alunos e serão debatidos em sala de aula pelos professores ao longo do ano. Com isso, os alunos tiveram no teatro uma apresentação divertida do conteúdo trabalhado em sala de aula.
Com esse evento, os alunos sugeriram um Baile de Máscaras, o Baile do Manoel, que ocorrerá na próxima quarta-feira (02/02) e os Professores envolvidos fizeram uma pergunta aos alunos: Por que usamos máscaras no Baile? E a nova atividade dos alunos da Trilha é descobrir os mitos por trás do carnaval e as máscaras em diversas culturas. Com essa proposta, os alunos do 9º ano serão divididos em grupos para pesquisar e tentarem reproduzir as Máscaras que enfeitarão o Baile da Manoel Porto Filho.

No caminho para o Teatro, os alunos observaram com muita curiosidade as frases escritas nas pilastras do Viaduto do Caju. O Professor Anderson, junto com as Gestoras Tatiana Branca e Suely Firmino explicaram sobre as frases e falaram um pouco sobre o Profeta Gentileza. A Frase Gentileza gera Gentileza virou um mote entre os alunos. E agora compõe a trilha educativa Respeitando as Diferenças. Após o Carnaval, os alunos em conjunto com a Oficina de Artes do “Mais Educação” irão propor trabalhos sobre  José Datrino, o Profeta Gentileza. Essa atividade será trabalhada com o Professor Anderson de Língua Portuguesa para que estejam ligadas ao conteúdo da sala de aula.
No caminho, o profeta Gentileza vira tema de sala de aula
“O evento proporcionou aos alunos da periferia da Cidade a possibilidade de apreciar espetáculos culturais que é fundamental para a formação de suas identidades. Sobretudo se o espetáculo em questão é de samba, nossa musica genuína, que é parte substancial da identidade Nacional. Além disso, o repertorio do espetáculo, “É com esse que eu vou”, é riquíssimo, o que possibilita uma ferramenta de trabalho excelente, que pode ser explorada em sala de aula por varias disciplinas”. – Professor Anderson, Língua Portuguesa.

Em conjunto com a Direção da escola a intenção é ocupar os espaços de pichação na escola e na comunidade com frases dos alunos e do próprio Profeta. 

Um comentário: