A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Semana de oficinas e construção do Projeto Político Pedagógico na E. M. Pedro Aleixo: “A Matrícula de Corpo Inteiro”.

 
Na última semana a equipe do Bairro Educador participou da construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Pedro Aleixo, na Cidade de Deus, cujo tema será “A Matrícula de Corpo Inteiro”.
Inspirado em seu PPP, a Pedro Aleixo viveu uma primeira semana de aula diferente. No primeiro dia professores de Matemática e Educação Física fizeram uma avaliação física dos estudantes, medindo seu peso, verificando a pressão e massa corporal, que serão futuramente acompanhados, e, inclusive, serão utilizados para a realização de trabalhos de matemática.
Os responsáveis também participaram desta atividade e preencheram um questionário sobre o que entendem e sabem da escola e da comunidade, e como esta pode participar mais do cotidiano escolar.
Reunião com responsáveis
Nos dias seguintes, professores e parceiros realizaram diversas oficinas com os estudantes e para fechar a semana, na sexta-feira (18/02), a escola convocou os responsáveis novamente para uma reunião, com direito a opção de horários: 8h, 15h e 19:30h. Neste momento a direção falou sobre o planejamento para 2011 e apresentou aos responsáveis os projetos que atuam na escola como o Mais Educação, Bairro Educador e Ensina!, entre outros.

Gestora de Projetos Maria do Socorro

A equipe do Bairro Educador Cidade de Deus (Maria do Socorro e Francisca Assis) foi convidada a contribuir com a realização das oficinas para os alunos do 3° e 6° ano no dia 16/02 e para alunos do 4° e 7° ano no dia 17/02. Além de integrantes de nossa equipe, convidamos parceiros locais que também participaram e contribuíram bastante.
Na oficina de prevenção a DST/AIDS, realizada em parceria com o Grupo de Articulação Local ACOPROVI, participaram 108 alunos do 6º ano divididos em 2 grupos e 45 alunos do 7º ano. Foram trabalhados os temas: Higiene Corporal, Autoconhecimento, Doenças Sexualmente Transmissíveis, comportamento dos jovens em baile funk e Aborto (assunto que foi solicitado por uma aluna).


Oficina de DST/AIDS
Na oficina de contação de histórias do "Menino Maluquinho contra a dengue” para 40 estudantes do 3° ano, quatro alunas atuaram junto com a equipe do Bairro Educador e do Grupo de Articulação Local ACOPROVI. Foram trabalhados temas como prevenção e riscos provocados pela dengue, com destaque especial para focos que existem na comunidade (próximo da escola tem o Sítio da Amizade que é um dos grandes focos, o que gera um preconceito das crianças pelo lugar). Após a oficina foi realizado um trabalho individual sobre o que cada um entendeu sobre a atividade.

 
Oficina de Contação de Histórias (desenho de um aluno do 4° ano)
A oficina de Reciclagem (reaproveitamento da garrafa PET) foi oferecida por seis mulheres moradoras da comunidade (Espaço Criativo Florescer da ASVI CDD) para 40 alunos do 3° ano. Entre os temas abordados, a origem e destino do lixo, como determinados materiais jogados no lixo contribuem para o desequilíbrio do meio ambiente e como podem ser reaproveitados. Os estudantes aprenderam como fazer uma tartaruga a partir de garrafas pet e cartolina.

Mulheres do Espaço Criativo Florescer da ASVI CDD

Oficina de Reciclagem
Rosalina Brito, moradora e parceira do Bairro Educador, foi responsável pela oficina de desenhos e charges para 40 alunos do 6° ano, trabalhando traços, coordenação motora e autoconfiança.
Oficina de Hip Hop
Nas duas oficinas de Hip Hop oferecidas por Simone Santos, gestora de projetos do Bairro Educador, participaram 35 alunos do 4° ano e 35 do 7° ano, trabalhando leitura e interpretação a partir de letras de música.
Renata Bhering durante oficina de Conhecimento e Comportamento
Na oficina de “Conhecimento e Comportamento” com 19 alunos do 4° ano, a gestora de projetos, Renata Bhering, trabalhou a construção de regras de boa conduta em sala de aula, dinâmica de autoconhecimento e quais tipos de músicas são apreciados por eles.
Na oficina de Jornal-Mural, o Gestor de Comunicação do Bairro Educador, Thiago Maia, trabalhou a organização das informações no texto, o texto verbal e o não verbal, elaboração de manchetes, ilustrações e formatos de texto, além do que é um Jornal-Mural, qual a sua função e como prepará-lo.
Nesta oficina participaram 27 alunos do 7° ano na quinta pela manhã e à tarde, 25 alunos do 4° ano. Divididos em cinco grupos, eles produziram jornais com temas livres para que os alunos desenvolvessem a criatividade. Destaque na parte esportiva para assuntos atuais como a aposentadoria de jogadores e futebol.
Oficina de Jornal-Mural
Na oficina de Informática a moradora e parceiro local, Jane Gomes, trabalhou com 24 alunos, sendo 12 do 4° ano e 12 do 7º ano sobre quais lugares eles gostariam de conhecer e abordou outros temas como "O que eu vejo", "O que eu quero" e "O que eu vou ser", preparando desenhos no computador e pedindo aos alunos que escrevessem sobre o tema.
Oficina de Informática
Gostaríamos de agradecer à direção e aos professores da E. M. Pedro Aleixo pelo acolhimento ao Projeto Bairro Educador e pela ótima semana de trabalho. Com certeza será mais um ano de muito aprendizado para os alunos da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário