A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 23 de março de 2011

Bairro Educador e SESI/Cozinha Brasil: uma aposta na Educação Alimentar

O Bairro Educador realizou mais um curso em parceria com o Projeto SESI/Cozinha Brasil. O curso sobre Aproveitamento Integral dos alimentos aconteceu na E.M. Professor Affonso Várzea (BECA) nos dias 16, 17 e 18 de março e na E.M. Nereu Sampaio (B.E.E.R) nos dias nos dias 21 e 22 de março.

As escolas municipais Henrique Foréis, Rubens Berardo, Profa. Vera Saback Sampaio, Prof. Mourão Filho, o EDI Dona Lindu e a Creche Municipal José Vieira da Silva do Bairro Educador do Complexo do Alemão também participaram desta ação fazendo inscrições de participantes e enviando representantes das próprias escolas.
 

O curso tem como objetivo levar à população orientações sobre uma alimentação nutritiva, inteligente e de baixo custo, respeitando as diferenças regionais. Aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos, utilizando o que é normalmente dispensado, como talos, cascas, folhas e sementes. A partir destas orientações foram produzidos diversos pratos, como a quiche de abóbora, a torta de repolho e ainda um suco de couve, o suco da horta. O programa ensina como ter um cardápio equilibrado e saudável elaborado dentro das necessidades e possibilidades de cada um.

 A equipe do Programa Cozinha Brasil contou com as nutricionistas Kelly e Natalia e os cozinheiros Reginaldo e Edson. “Todas as receitas, que foram preparadas nos dias de curso, combateram o preconceito”, afirmou a nutricionista Kelly, referindo-se ao preconceito com alguns hábitos alimentares.


Participaram do curso, moradores da comunidade, responsáveis pelos alunos e funcionários das escolas, como: educadores comunitários, professores, merendeiros e até mesmo a ex-diretora da E.M. Nereu Sampaio, Sra. Eurides Paixão.

O Bairro Educador foi representado pelos Gestores de Projeto, Claudia Garcia, Bruno Aguiar e Débora Targino, que participou de todo o curso e recebeu diploma. Esta integração proporcionou uma ótima troca de experiências. “Às vezes as transformações se dão por detalhes que parecem pequenos, mas que como um todo, atingem o céu. A equipe da E.M. Nereu Sampaio agradece de todo coração a equipe do programa SESI/Cozinha Brasil pelo muito que nos proporcionou nestes 2 dias. Beijos e Abraços a todos!”, afirmou a professora de matemática, Cristina Monteiro.


Ao final do curso todos os participantes receberam o Certificado de Participação do SESI e um kit contendo as receitas e um avental.  O Bairro Educador agradece aos parceiros SESI/Cozinha Brasil, E.M. Nereu Sampaio e E.M. Prof. Affonso várzea que sediaram os cursos, às escolas do BECA que participaram da divulgação e inscrição dos alunos, e a todos os participantes pela colaboração para o sucesso desta iniciativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário