A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 3 de março de 2011

BE Cidade de Deus pesquisando opiniões

No dia 28 de Fevereiro de 2011 a equipe do Bairro Educador Cidade de Deus participou de reunião na Secretaria Especial de Assistência Social e Direitos Humanos, onde a Kátia Edmundo (CEDAPS) e Marilse Araújo (ONG Ação Educativa) apresentaram o projeto NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO. O Bairro Educador, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro se prepara para realizar o projeto nas escolas do BE CDD: E.M. Alberto Rangel e E.M. José Clemente, podendo ser também replicado nas escolas da Vila Cruzeiro.

Sobre o projeto:
É um projeto realizado em escolas de ensino fundamental e médio, resultado de uma parceria entre a Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro (Instituto de ação social do grupo IBOPE) que visa estimular a formulação e realização de projetos de pesquisa em escolas, tendo como base a pesquisa de opinião. Baseia-se na idéia de que a pesquisa de opinião pode ter alto valor pedagógico, principalmente porque permite a elaboração de projetos de trabalho, que podem ter caráter interdisciplinar, envolvendo alunos e professores: cria oportunidades da escola pesquisar aspectos importantes da sua realidade e de seu entorno.

Como funciona:
A Ação Educativa prestará opoio técnico-pedagógico às escolas e realizará uma oficina de 16h para os docentes que irão executar o trabalho na escola. A oficina trabalhará os seguintes temas: o valor educativo da pesquisa de opinião; como realizar pesquisa de opinião na escola; elaboração de plano de trabalho para a realização de pesquisa de opinião na escola e delineamento de instrumentos de registro e avaliação dos projetos de pesquisa envolvidos na escola.

Os professores capacitados pelo projeto farão uma pesquisa  com sua turma, que escolherá o tema a ser trabalhado. Após serem levantadas as principais questões, os alunos vão a campo para por em prática a pesquisa que passará por uma mensuração e tabulação, contando sempre com a ajuda do professor de matemática.
Como conclusão da pesquisa, haverá um seminário para mostra dos trabalhos construídos pelas turmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário