A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 4 de março de 2011

Bloco de Carnaval grita pelo Meio Ambiente

“Lutaremos contra a poluição
Ganância e cobiça levam à destruição
A José Linhares nesse samba quer mostrar
Que educação também é preservar”
     
Esse é o refrão do samba-enredo da Escola Municipal José Linhares que desfilou nas ruas de Ipanema no dia 2 de março. Os alunos da escola colocaram literalmente o bloco na rua e deram um show de animação e consciência ambiental pelas ruas de Ipanema.
 O bloco, que contou com a participação de cerca de 150 alunos da educação infantil ao 3º ano do ensino fundamental, se organizou em quatro alas, representando os elementos básicos da natureza:  Água, Fogo, Terra e Ar –, que enfrentavam o vilão da história: o Mostro da Poluição. A animação ficou por conta do batuque da bateria mirim do Mestre Dá, que deu ritmo à concentração, na Praça General Osório, e acompanhou o desfile pelas ruas Barão da Torre e Jangadeiros.
 A iniciativa, que aconteceu pela primeira vez, é mais uma ação da Escola junto ao Projeto Bairro Educador e teve como tema  Meio Ambiente e a Sustentabilidade. Estes assuntos serão as diretrizes do Projeto Político Pedagógico da escola e vêm sendo trabalhado pelos professores desde o início do ano letivo.

O mais importante é que esta ação envolveu toda comunidade escolar. Junto aos professores, os alunos criaram as fantasias das alas com de materiais recicláveis, fizeram paródias de algumas marchinhas de carnaval com o tema meio ambiente e escreveram o samba José Linhares 2011. A ação contou ainda com o apoio do Afroreggae, que apresentou “Os Pernas de Pau”, que tinham roupas confeccionadas a partir de latas de refrigerante, da UPP Pavão-Pavãozinho/Cantagalo (sob o comando do Capitão Nogueira), Bateria Mirim do Mestre Dá (Favela Surf Clube), que tem alunos das escolas do bairro como percussionistas, e dos responsáveis dos alunos.


Samba José Linhares 2011

A luz do Sol
Vem dar bom-dia à população
E iluminar
As perfeições da Natureza
As águas dos rios
E as águas do mar
As flores, os frutos
A terra e o Luar
E os Bichos
São provas vivas de uma ligação
Que envolve o homem enquanto cidadão) BIS

Alimentos, roupas, remédios
Morada, ciência e cultura popular
Emprego, saúde e educação
É a Natureza junto à civilização
Unindo homens rumo à preservação

Lutaremos contra a poluição                         )
Ganância e cobiça levam à destruição           )    Bis
A José Linhares nesse samba quer mostrar    )
Que educação também é preservar                )


Nenhum comentário:

Postar um comentário