A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 2 de março de 2011

Nova parceria entre BE Cidade de Deus e CEDAE



Leandro explicando como o jogo funciona
O Bairro Educador Cidade de Deus está realizando, em parceria com a CEDAE, através do Projeto Água Para Todos, atividades com o tema "Água".
O atual responsável pelo projeto, Leandro, apresentou na última terça-feira (01/03), no CIEP Luiz Carlos Prestes, um jogo que trabalha com as crianças a conscientização ambiental e o uso racional da água.

Grupo responsável pela visão

Nos próximos dias 16 e 17/03 o trabalho será levado para as demais turmas do CIEP e conforme solicitações serão agendadas visitas às demais escolas do BE CDD e à estação de tratamento Guandu.
Sobre o Programa
O Programa “Água para todos” visa desenvolver o trabalho de Educação Ambiental em 115 comunidades do Rio de Janeiro. O programa é composto por equipes que atuam em diferentes esferas. A primeira equipe de Engenharia trabalhará na execução de uma obra que será realizada na comunidade, enquanto a segunda, área social, realizará atividades de educação ambiental com enfoque no uso racional da água.
O processo de atuação da área social será desenvolvido junto às unidades de Ensino local, como também, instituições que se aproximem da população.
O objetivo:
Desenvolver o trabalho de Educação ambiental nas Escolas Municipais das comunidades através de ações de caráter educativo e cultural integrando o conhecimento da comunidade local às atividades desenvolvidas com os membros participantes. A importância da junção ‘escola-comunidade’ demonstra para o sujeito, sua corresponsabilidade como participante de ações que promovem impacto no meio ambiente e consequentemente o despertar para a cidadania, através de sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente."
E Também...

Mural feito após a atividade

Nesse mesmo dia, as gestoras de projeto Maria do Socorro e Francisca Assis realizaram, junto a turma 1203, uma atividade para arrumar o mural da escola.  Escolhendo o tema do PPP da escola: Comunicação, falaram sobre os cinco sentidos e sua relação com a comunicação.  Após, as crianças fizeram cartazes com o que aprenderam e apresentaram para os colegas.
Resultado: conhecimento dos cinco sentidos, identificação de como os cinco sentidos são importantes para a nossa comunicação e interpretação do que foi ouvido através da construção com material diverso de jornal, revistas e seus próprios desenhos.
A atividade foi bastante produtiva, com os estudantes prestando atenção nas diversas situações que ocorrem durante o jogo. O jogo trabalhou a água no planeta Terra: rios, mares, nos seres vivos, no ar; relacionou o desenvolvimento de doenças com a utilização e o contato com água poluída e contaminada; Identificou a necessidade de evitar o desperdício de água para a conservação do recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário