A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 7 de abril de 2011

As notícias do João

O CIEP Presidente João Goulart, BE Cantagalo, está vivenciando a primeira etapa das oficinas de comunicação do Projeto Bairro Educador. Alunos do 3º e do 5º ano do ensino fundamental estão em produção do primeiro jornal mural da escola.


O jornal mural contribui como canal de comunicação estabelecido entre alunos, professores, funcionários e responsáveis trazendo informações de maneira próxima à realidade dos mesmos, usando diversos atrativos, como esboços criativos, coloridos e divertidos, e também uma linguagem informal capaz de despertar o interesse da comunidade escolar. 


As oficinas de comunicação do Bairro Educador têm como proposta trabalhar a interseção entre educação e comunicação, estimulando uma leitura crítica dos meios de comunicação de massa e a construção de mensagens criadas pelos alunos ao mesmo é uma estratégia dinâmica para trabalhar o letramento. Para isto, nessa primeira etapa, utiliza como material de apoio jornais e revistas.  Os trabalhos produzidos abordam conteúdos sobre diversos assuntos, de acordo com o interesse dos alunos.


Nas turmas de 3º ano, os alunos deram nomes aos seus jornais. Um deles, o “Jornal Notícia”, começou com matérias relacionadas ao esporte e moda, e sua primeira produção contou com boa participação dos alunos. Nas turmas de 5º ano, o “Jornal da Comunidade”, por exemplo, já tem sua estrutura formada, com suas seções definidas e assuntos variados como política, moda, esportes, entretenimento, o CIEP e a comunidade.


Os meninos e meninas demonstraram interesse pela continuidade das oficinas, dado opiniões para o desdobramento das mesmas e valorizando o trabalho para que este seja difundido pelo CIEP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário