A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 1 de abril de 2011

BE BOREL vivencia TRILHA EDUCATIVA para Educação Infantil: “Sociedade e Ciências Sociais e Naturais"

O Bairro Educador Borel está vivenciando o projeto de Trilha Educativa com a Educação Infantil, cujo tema é “Sociedade e Ciências Sociais e Naturais”, nas seis escolas participantes: CIEP Antoine Magarinos Torres Filho, E.M. Borel, E.M. Dr. Marcelo Cândia, E.M. Chácara do Céu, Creche Municipal Raio de Sol e E.M. Jornalista Brito Broca.

·         Trilha Educativa / Conceito: São extensões da sala de aula, formadas por praças, parques, ateliês, becos, estúdios, oficinas, empresas, museus, teatros, cinemas, parques de diversão, centros esportivos, bibliotecas, livrarias, escolas de samba, associações de moradores, igrejas, cooperativas e espaços que ofereçam possibilidade de aprendizagem.
Referência: Passo a Passo / Cidade Escola Aprendiz.
·         Sociedade e Ciências Sociais e Naturais / Educação Infantil – O Trabalho com natureza e sociedade busca, prioritariamente, a exploração do mundo pelas crianças, do próprio corpo, do espaço a que pertencem, do reconhecimento e conhecimento das relações sociais de convivência (casa/rua/escola/comunidade), das pessoas e dos objetos que estão nele, suas características e usos, dos elementos que compõem seu bairro e cidade, da natureza, plantas, animais, a água, a terra. È um trabalho que se propõe favorecer descobertas das transformações das coisas pela ação de natureza e pelo trabalho do homem.
Referência: Orientações Curriculares para a Educação Infantil / SME.

Objetivo: Promover situações para a observação de mudanças e transformações, e discussão sobre comparações entre elementos naturais, objetos, pessoas e etc. Potencializando os espaços educativos em todo o bairro no qual a escola esta inserida.
Habilidade: Observar e descrever transformações e mudanças que ocorram no mundo e nas suas experiências.
Descrição do passo a passo...
1º Passo –  Projeto Água Para Todos - CEDAE, parceria do Bairro Educador, leva às escolas jogos educativos sobre água e outros elementos naturais e mais vídeos ambientais que servem de sensibilização para a TRILHA EDUCATIVA;
2º Passo – A caminhada de cada unidade escolar até a Obra Social Santa Cabrini, parceria do Bairro Educador, leva os estudantes a observarem uma dimensão maior do Bairro que estão inseridos a partir dos elementos: ruas, lixo, asfalto, iluminação, comércio, trânsito, pessoas, arborização e etc;
3º Passo – A subida de bondinho do portão da Obra Social Santa Cabrine até a fronteira natural do Bairro (Floresta da Tijuca) com descanso para lanche no lago das Carpas. Serve como ponto de reflexão inicial da Trilha Educativa!
4º Passo – A entrada da empresa Ecobé, parceria do Bairro Educador, um pouco mais acima, mas ainda dentro do espaço da Obra Social Santa Cabrini e na margem da Floresta da Tijuca, desponta num mini zoológico com: Jacaré, Sapo, Cobra, Galinhas, Preás, Tartaruga e Mudas de plantas. São elementos a serem pontuados como observação da Trilha Educativa;
5º Passo – Os Professores de cada unidade escolar que vivenciam a TRILHA EDUCATIVA são orientados a desdobrarem seu conteúdo articulando com o currículo de ciências sociais e naturais no ambiente de aprendizagem com seus alunos;
Sugestão do Bairro Educador para produto final: Gerar produtos educativos para uma Exposição ou uma Feira a ser definido local, dia e horário.
Visualização do passo a passo da TRILHA EDUCATIVA: Sociedade e Ciências Sociais e Naturais.
1º passo: Sensibilização da CEDAE com a Creche Municipal Raio de Sol;

2º passo: Caminhada da E.M. Borel até a Obra Social Santa Cabrini;

3º passo: Os alunos do CIEP Antoine Filho na subida de bondinho no portão da Obra Social Santa Cabrini indo para a fronteira natural do Bairro (Floresta da Tijuca) e o Lago das Carpas;

Os alunos da E.M. Borel alimentando as Carpas no lago;


4º passo: Os Preas e o Jacaré da Ecobé sendo visitados pelas crianças do CIEP Antoine Filho;


Parcerias Agregadas:

 Professor Júlio (Jocum) relizando oficina de música com a E.M. Dr. Marcelo Cândia, juntamente com os responsáveis e comunidade agregando valor à TRILHA EDUCATIVA. Vale ressaltar que suas músicas estavam relacionadas aos sons emitidos pelos animais, um dos temas da trilha desta unidade escolar.

A colaboradora Sandra do Grupo Afonsinho Contando História, falou sobre a preservação da natureza com os alunos E.M. Borel, juntamente com os responsáveis e comunidade, agregando valor à TRILHA EDUCATIVA. 

Este processo educativo será vivenciado no BE Borel desde a Educação Infantil  até o 5º ano. E terá uma duração de alguns meses.

Queremos agradecer  aos nossos parceiros, a direção, coordenação pedagógica, aos professores, aos responsáveis, a comunidade em geral e a 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), por acreditarem, incentivarem e participarem desta ação educativa do Projeto Bairro Educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário