A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 11 de abril de 2011

BE Vila Cruzeiro e SESC Ramos: uma parceria de sucesso


Aline Bussato
A parceria do Bairro Educador Vila Cruzeiro com o SESC/Ramos continua proporcionando aos alunos grandes momentos de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e encantamentos.

No último dia 7/04, quinta-feira, os alunos do 2º ano do CIEP Gregório Bezerra ficaram encantados com a “Oficina do Teatro de Sombras” realizada pela arte-educadora Aline Bussato na unidade do SESC em Ramos.

 Durante a atividade os alunos ouviram uma história na qual a arte-educadora explicou o que é o Teatro de Sombras. Para aquecer brincaram um pouco de céu e terra.

Desenvolvendo a técnica as crianças foram estimuladas a desenhar moldes com recortes que foram colados papel celofane.

A apresentação foi fantástica, várias estórias foram surgindo à medida que os modelos foram agrupados: “O menino e a formiga”; “Passeio de barco”, etc

 E AINDA...
Conhecer um pouco do universo indígena, este foi o objetivo da E.M. Joracy Camargo quando aceitou levar os alunos do 4º ano para visitar a exposição de arte indígena URÉ TAMA CAUIRÉ (Nossa História Cauiré) no SESC/Ramos.
Os alunos visitaram a exposição de fotos, conheceram objetos confeccionados artesanalmente como redes,brincos, colares, arco e flecha . A pintura corporal de tinta de jenipapo com suas representações desperta  o interesse das crianças.
Durante o encontro muitas curiosidades surgiram. o índio José Guajajara disse que fica muito feliz, quando recebe visita das escolas porque tem a oportunidade de desmistificar uma série de conceitos equivocados que se tem sobre a cultura indígena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário