A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 8 de abril de 2011

A contação de história no imaginário da Educação Infantil do BE Borel

O Início da contação de história na E. M. Borel foi cheiro de surpresas. A nossa parceira levou uma história bem legal e cheia de alegorias. A colaboradora, Sandra Belém, do Grupo de Contação de História Santo Afonsinho e parceira do Projeto Bairro Educador voltou inspirada depois de participar do I Encontro de Contação de Histórias no Imaginário Social da UFRuralRJ.  

Foto da Sandra Belém com o acreano Francisco Gregório Filho, escritor e contador de histórias e palestrante do I Encontro de Contação de Histórias no Imaginário Social da UFRuralRJ
1ª história: O Pavão do Abre e Fecha - Autora: Ana Maria Machado

“Um pavão se pavoneava na beira do lago, se olhava na água e se perguntava:
- Sou feio? Sou bonito?”

Ela contou uma história de um pavão que era muito vaidoso e precisava da aprovação de todos para se sentir bem, ao conhecer um casal de urubus que dançavam e se divertiam felizes sem se preocuparem com a opinião alheia e percebeu que a beleza não é padronizada. Tendo assim, como moral da história que existem várias formas de beleza e não apenas um único modelo a ser seguido. 


Feiura de lixo ou beleza de artista não depende do bicho, mas do ponto de vista”

Esta contação teve direito a ilustração de bichos de papéis feitos a mão, que entram em cena com a ajuda do Gestor de Projeto, Thiago Sobral, a Coordenadora Pedagógica, Patrícia, e a professora da turma Maria Augusta. Enquanto a Sandra Belém contava a história, a Patrícia, mostrava os pássaros citados nela, a Maria Augusta, teve uma participação especial na interpretação do casal de urubus felizes, tendo uma meia enfeitada em cada mão, o Thiago, ficou durante toda a história com o protagonista pavão que abria e fechava suas penas a cada situação de alegria e de frustração.

“E o pavão, elogiado, abriu a cauda com pena pra todo lado.”

2ª História – Este foi de autoria da própria Sandra, tinha como tema a chuva e para representar o arco-íris que vem depois da chuva ela levou fitas coloridas. A Sandra disse que passou a noite inteira fazendo as fitas coloridas para no momento após a história da chuva as crianças rodarem essas fitas que representavam o arco-íris. Foi um momento lindo, onde as crianças giravam as fitas coloridas e cantavam as musica ensinada pela Sandra do Jorge Ben “chove chuva chove sem parar”.

As fitas coloridas representam o arco íris que vem depois da chuva.

A colaboradora Sandra é uma apaixonada pela contação de história e um de seus objetivos é passar esse apego pela leitura e pelo livro para as crianças, despertando toda curiosidade e imaginação dos pequenos aprendizes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário