A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 26 de abril de 2011

Memória Olímpica, BEP e CEBEP promovem palestra para Futuros Atletas Olímpicos

Desde Setembro de 2010, Paciência se tornou a terra do esporte. O foco do trabalho os professores de Educação em aumentar a valorização da disciplina no ambiente escolar, ao mesmo tempo em que ajuda no aprendizado do aluno e diminui a evasão escolar.
Pensando nisso, o BE Paciência estimulou a formação de um comitê preocupado com esporte, educação, aprendizado e família. Formou-se o Comitê Esportivo do Bairro Educador de Paciência – CEBEP, tal como falamos aqui no blog em matérias anteriores.
O Comitê deu frutos e chamou atenção do Portal Memória Olímpica. Portal dedicado em contar a história dos esportes olímpicos de maneira didática e simples com material especial para os alunos da Rede Municipal. Em Dezembro do ano passado em reunião na SME junto com o Bairro Educador e o Gestor das Escolas do Amanhã André Ramos, o Bairro Educador começou a se preparar para uma série de atividades no BEP estimulando ainda mais a prática esportiva.

No dia 18 de abril, junto com o lançamento do Portal e do ciclo de atividades do Memória Olímpica no Bairro. A equipe levou para a EM Marechal Pedro Cavalcanti a Dra. Ana Célia Pimentel para falar de maneira simples e didática aos jovens presentes sobre alimentação saudável e desenvolvimento do corpo dos alunos. Itens importantes considerando que a escola compõe o quadro de Núcleo de Treinamento do CEBEP.

Gestor de Núcleo do BE Fabiano Silva
A palestra teve uma breve fala do Gestor de Núcleo Fabiano Silva, informando os esportes que serão trabalhados nos nove núcleos e dizendo como os alunos devem procurar os professores para esse contato inicial. Ainda disse que “essa é a primeira atividade que trazemos para vocês, ao longo de todo ano iremos perguntar para vocês que nos digam o que podemos ajudar...”

Fabiana Bentes, responsável pelo Portal Memória Olímpica, falou sobre essa primeira atividade: “Precisamos trazer informação para as crianças, na idade delas já existem atletas se formando. Elas serão nossos atletas de 2016, precisamos prepará-los para isso”. Ainda, falando com os alunos, Fabiana levantou questões polêmicas como Dopping e drogas no mundo do esporte, os alunos observavam curiosos o diálogo e os exemplos dados durante a fala.
Fabiana Bentes falando sobre o Portal Memória Olímpica

Finalmente, a fala da Dra. Ana Célia Pimentel se deu sobre como os alimentos afetam o denseolvimento do corpo do jovem atleta e, claro de todos os alunos ali presentes: “Vocês gostam mais de uma barra de chocolate ou arroz com cenoura? Suco de Laranja ou refigerante?” Perguntava Ana enquanto os alunos se divertiam em dar as respostas óbvias. “Mas vocês sabem o que a Cenoura pode ajudar e o Chocolate não pode?” Os alunos com olhos repondiam não e a Dra Ana ia explicando a importância de cada alimento saudável na alimentação diária dos alunos.
Dra Ana responde pergunta dos alunos e responsáveis
No final da exposição, Ana Célia abriu para perguntas, por cerca de 20min os alunos fizeram perguntas sobre alimentação, obesidade e curiosidades alimentícias. A aluna Camila, 7º ano, informou: “Mas em uma reportagem da TV eu vi que o chocolate estimula a inteligência”. A Dra Ana Célia falou muito sobre os alimentos e os prós e contras de cada um deles, incluindo doces, refrigerantes, balas. E somente, depois, focou nas hortaliças, legumes e frutas.

Diretora Graça dando entrevista


Também estavam presentes as mães do primeiro Núcleo de Mães do BE Paciência. Elas tiraram dúvidas sobre reaproveitamento dos alimentos, de como podem estimular nos filhos a alimentação saudável e, ainda, perguntaram sobre a própria saúde, como uma consulta familiar.
No final da palestra, Ana Célia e Fabiana Bentes deram entrevista para o SPORTV que estava presente na escola e falaram sobre a importância desse tipo de informação na escola e sobre a parceria com o Bairro Educador.
Ainda, a Diretora Graça presente na atividade falou aos alunos e as mães presentes e ajudou na divulgação dos trabalhos do CEBEP, do Bairro Educador e do Memória Olímpica e ainda falou da valorização dessas atividades pelos alunos. Os professores envolvidos irão agora trabalhar com os alunos do 7º, 8º e 9º as informações passadas nas aulas.

A próxima atividade da parceria Memória Olímpica e Bairro Educador está agendada para Maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário