A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mutirão dá início à construção da Quadra de Vôlei de praia na E.M. Manoel Porto Filho

Mutirão de voluntários que ajudaram na consrução da quadra
A partir de uma articulação entre o Bairro Educador, a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e o Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, a Escola Municipal Manoel Porto Filho (BE Paciência) abriu suas portas à comunidade escolar e voluntários, no último sábado (09/04), para dar início à construção da quadra de vôlei de praia.

As ações começaram por volta das 8h da manhã com a chegada da equipe do Bairro Educador à escola, onde já se encontravam 15 alunos, que ajudaram a lavar e cortar as frutas para o café da manhã. As frutas foram cedidas gentilmente por Daniel Menezes, que possui um mercado próximo à escola, através de uma parceria com o Bairro Educador. “Acredito que tudo que seja feito para promover a autoestima das crianças e melhorar seu ambiente escolar é válido. Acho que foi uma bela iniciativa, podem contar sempre comigo para ações deste tipo”, disse Daniel.
Alunos colaborando na cozinha
Foi possível perceber a satisfação dos alunos em estar ajudando. Para Wanessa (8ª ano), foi uma forma de estar mais participativa nas atividades da escola. “É muito bom poder ajudar, faz com que os alunos se sintam mais úteis para a escola. Hoje estou me sentindo valorizada”, afirmou.

Enquanto o café da manhã era preparado, os demais alunos, a equipe do Bairro Educador, do Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido e a Secretaria Municipal de Conservação, colocaram a “mão na massa” e ajudaram os responsáveis pela obra à virar a terra, preparar o cimento e carregar os blocos de concreto que seriam utilizadas para marcar as medidas da quadra.
Alunos ajudando os funcionários da Seconserva
Para Daniel Oelsner, um dos responsáveis do Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, a importância da participação dos alunos na construção da quadra é fundamental para a sua conservação. “Nossa ideia foi envolver os alunos na participação e produção do espaço que será deles, assim eles se sentiram importantes, valorizados e perceberão como foi trabalhoso construir a quadra. Com isso, acreditamos que eles cuidarão melhor dela”, falou.
Rafael Saladini, Thiago Maia e Daniel Oelsner
Conforme a quadra começava a ganhar forma, os alunos ficavam mais animados com sua participação no processo e começaram a imaginar as primeiras atividades na quadra. “Mesmo com o braço quebrado eu quis vir ajudar, acredito que posso contribuir mesmo com uma mão só disponível. E, conforme vou ajudando, me sinto mais próximo da quadra, da escola e mais produtivo. Já imagino como a quadra ficará depois de pronta e jogando nela”, afirmou Fabrício da Silva Moreira, 14 anos.
Mutirão para marcar o espaço da quadra
De acordo com Tatiana Ferreira, da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), outras escolas receberão quadras de vôlei de praia, mas a E.M. Manoel Porto Filho foi a 1ª escolhida por conta de seu espaço físico e participação no CEBEP (Cômite Esportivo do Bairro Educador de Paciência).

Tatiana ainda falou da parceira da Seconserva com o Bairro Educador “Nossa equipe é muito próxima do Rio Eu Amo Eu Cuido e do Bairro Educador. Ambos buscam ocupar os espaços públicos para utilizá-los da melhor maneira e, para nós, a melhor maneira de se conservar um espaço é ocupando-o. Buscamos mobilizar os alunos para que eles reconheçam o valor de em ter um equipamento no bairro”, afirmou.
Pausa para o café da manhã
 Para Rosinere, diretora da escola, a quadra permitirá que os alunos pratiquem uma modalidade pouco conhecida nas aulas de Ed. Física. De acordo com a diretora, os alunos presentes devem melhorar seus desempenhos, a partir da participação no evento de hoje. “As crianças que vieram aqui são alunos com dificuldade de aprendizagem, baixa estima e, participando da construção de um espaço que utilizarão, poderão se sentir mais úteis para a escola. Poderão falar no futuro, para seus filhos, que ajudaram a construir a quadra”, Afirmou.
Rosemere, diretora da escola

Por fim a diretora agradeceu à equipe do Bairro Educador. “A parceira com o Bairro Educador contribuiu para que a população tenha um sentimento de aproximação positiva do espaço, além de dar novo ânimo para os professores e alunos”, finalizou.

A ação conta com a participação da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV),  Globo Rio e Central Globo de Esportes.

No próximo dia 14/04, a Escola Municipal Manoel Porto Filho, localizada no bairro de Paciência, Zona Oeste do Rio de Janeiro, irá inaugurar sua quadra de vôlei de praia. Para marcar a inauguração, jogadores profissionais foram convidados para inaugurar a quadra, em dois jogos de exibição para 450 alunos.

Neste mesmo dia o professor de Matemática, Marcelo, irá dar uma aula relacionando a quadra com a sala de aula. Ele trabalhará perímetro, ângulo, formas geométricas da quadra.

Programação do evento:
8hs - Inicio das atividades do Viva Volei com alunos da E.M Manoel Porto Filho
10h50 - Apresentação dos alunos do grupo de Hip Hop na quadra coberta para os atletas.
11hs - Palestra dos atletas para os alunos na quadra coberta. 
11h30 - Atletas convidam alunos para inaugurar a quadra de volei de areia. Entregam bolas assinadas para realizarem o aquecimento na nova quadra.
12hs - Alunos apitam simbolicamente, o inicio dos jogos treinos: 

ALISON/EMANUEL X PEDRO SOLBERG/PEDRO CUNHA


TALITA/MARIA ELISA X MARIA CLARA/CAROL SOLBERG

Quadra:
- Tamanho da quadra: 20 x 16 começando a partir da linha do acimentado deixando um escape entre a mureta e o muro de aproximadamente 50 cm.
- Mureta em concreto com 40 cm de altura.
- Após o evento, providenciaremos (Seconserva) a instalacão de redes no entorno da quadra.

Viva Volei
- 4 mini-quadras montadas na areia. 
- 10 monitores do Viva Vôlei realizarão a atividade em 5 circuitos de 30 minutos com cada grupo de 30 alunos. 
- Total de alunos contemplados 150, que serão previamente selecionados pelos professores do Comite Esportivo, considerando seu envolvimento com o esporte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário