A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Observação e experimentação são elementos fornecidos pela Trilha Educativa “Sociedade e Ciências Sociais e Naturais”.

Na última terça-feira (12/04), a E. M. Chácara do Céu pegou o bonde da Obra Social Santa Cabrini e subiu à Floresta da Tijuca adentro para realizar mais uma etapa da Trilha Educativa “Sociedade e  Ciências Sociais e Naturais”.

Durante a Trilha Educativa houve um momento espontâneo de diversão e integração entre os alunos do Colégio Regina Coeli e os da Escola Municipal Chácara do Céu.
Momento de interação entre os alunos
Essa atividade educativa é importante como recurso sociabilizador entre comunidade e escola e para o conhecimento dos espaços comunitários de potencial pedagógico e cognitivo para o aprendizado do currículo de Ciências.
Através da observação e da experimentação, as crianças construíram suas concepções da realidade e suas possibilidades de intervenção no meio. Percebendo assim, a importância da participação do ser humano nessa teia de relacionamentos.
Terrário para observar o ciclo da água
Nesta etapa da Trilha Educativa contamos também com os nossos parceiros do Programa Água para Todos da CEDAE. O Biólogo do Programa, Daniel Castro, deu uma aula de ecologia. Ele ensinou como construir um terrário, que é recurso ótimo para observar e compreenderem melhor o funcionamento da natureza.

No caso, a ideia é reproduzir o meio ambiente vegetal para checar o ciclo completo da água. Quando a temperatura sobe, a água utilizada na rega, que ainda está na terra, evapora e se junta à da transpiração das plantas, formando uma concentração de vapor. Como o recipiente está totalmente vedado, esse vapor se condensa e forma pequenas gotas que ficam nas paredes e no lacre. É aí que ela retorna para irrigar o solo novamente. 
A parceira Ecobé contribui mais uma vez com a Trilha Educativa abrindo à casa para visitação dos pequenos aprendizes. Lá, eles puderam ter contatos com animais como Jacaré, Porquinho da Índia, Cobra, Sapo, Rã e Galinha, etc.
Alunos observam o porquinho da índia
Enfim, a trilha educativa contribuiu para uma iniciação cientifica, pois ocorreu de forma para que as crianças descubram o mundo ao seu redor. Entendemos que o ideal é que o primeiro contato com os conceitos naturais aconteça de maneira interativa e investigativa.

Um comentário: