A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ponto de Cultura Filhos da Terra realiza oficina eco-artesanal na E.M IV Centenário

Na quarta-feira, dia 13 de abril, o Ponto de Cultura Filhos da Terra, ligado ao Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, realizou uma oficina de cartões ecológicos na Escola Municipal IV Centenário. A oficina, que contou com a participação das professoras e coordenadora pedagógica da escola, foi desenvolvida como uma atividade de formação continuada durante o Centro de Estudos.


Um dos objetivos foi mostrar para as professoras como é possível construir com os estudantes atividades que desenvolvam a aprendizagem relacionando o corpo e a mente. Para isso, inicialmente houve uma preparação do grupo com algumas técnicas de consciência corporal.


As professoras experimentaram conhecer o espaço e se conhecerem a partir de diferentes sentidos. Também foram estimuladas a caminhar descalças sobre os materiais com os quais são construídos os cartões. A idéia foi produzir uma sensibilização sobre elas mesmas, a partir do uso dos diferentes sentidos, e discutir a partir daí como todos estão integrados ao meio ambiente. 


Para a confecção dos cartões foram utilizados elementos encontrados na natureza, tais como, folhas secas, pedras, areia, cascas, sementes, entre outros. Materiais que não precisam ser comprados, pois são encontrados com muita facilidade nos mais diferentes ambientes. As professoras construíram os cartões e ao final fizeram uma exposição seguida de avaliação da atividade. Durante este momento discutiu-se a importância de estimular a consciência corporal nos estudantes, fato fundamental para a aprendizagem. Os mediadores do projeto Filhos da Terra, Raquel e Rômulo, trataram da questão ecológica na atualidade, consideraram que neste momento o ser humano precisa recuperar a sua integração com a natureza para que o meio ambiente possa de fato ser completo.


Parte do material utilizado pelo projeto Filhos da Terra permaneceu na escola para as professoras darem continuidade à atividade junto aos estudantes. A oficina foi muito bem avaliada pela escola.


O Bairro Educador, como articulador da atividade, gostaria de agradecer a toda equipe da Escola Municipal IV Centenário que sempre se mostra muito receptiva às propostas do  BE e aos mediadores Raquel e Rômulo pelo comprometimento e atenção dispensada durante a construção da atividade.

Informações sobre o ponto de cultura Filhos da Terra:
(24) 2242-2462

Um comentário:

  1. Parabéns, moçada!!
    Muito bacana ver o projeto Filhos da Terra/Ponto de Cultura ser representado por Raquel e Rômulo em espaços de extrema importância para nossa Instituição. Belíssima iniciativa!

    Bruno Cogliatti,
    CDDH de Petrópolis.

    ResponderExcluir