A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Projeto Água para Todos visita BE Macaco

O BE Macaco foi beneficiado com a parceria estendida do BE Borel com o Programa Água para Todos da CEDAE que tem como representante em ambos os territórios, Daniel Castro. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) somou forças para ajudar a desenvolver às atividades educativas sobre a importância do uso racional da água tendo como foco a conscientização dos alunos das escolas municipais atendidas pelo Projeto Bairro Educador, são elas: E.M. Noel Rosa, E.M. Mário de Andrade, E.M. Jornalista Assis Chateaubriand e CIEP Presidente Salvador Allende em Vila Isabel.
A atividade começou com a aplicação do Marco 0, pelo Gestor de Projeto, Rafael Fortunato,  que são perguntas com objetivo de levantar o conhecimento prévio que os alunos tem sobre o tema a ser trabalho e que dialoga fortemente com o currículo de ciências.
Aluno respondendo Marco 0

Foram contemplados com esta ação um total 942 alunos da Educação Infantil ao 6º ano, em quatro dias (28 a 31 de Março), além das turmas de projeto (Realfa) e uma turma de Portadores de Necessidades Especiais.
No dia 28, a E.M. Jornalista Assis Chateaubriand teve duas turmas de 6º ano (total de 58 alunos).
No dia 29/03, o CIEP Presidente Salvador Allende teve: duas turmas de Educação Infantil, duas turmas do 1º ano, duas turmas do 3º ano,  uma turma do 4º e uma turma do 5º (total 240 alunos).O espaço da escola contribui para a atividade acontecer de forma mais livre.
No dia 30 a E.M. Mário de Andrade teve duas turmas de Educação Infantil, duas turmas do 1º ano, três turmas do 2º ano, três do 3º ano, duas do 4º, duas do 5º e uma do Projeto Realfa, (total de 327 alunos).
No dia 31 a E.M. Noel Rosa teve três turmas  de Educação Infantil, duas do 1º ano, duas do 2º ano, três do 3º ano, duas do 4º, duas do 5º, uma turma do Projeto Realfa e uma Turma de Recursos Especiais, com quatro alunos com deficiência auditiva sob a coordenação da professora Sônia. Estes alunos ficaram um pouco tímidos, mas logo interagiram com o jogo e os demais alunos (total de 347 alunos).
Os alunos assistiram um desenho animado e depois participaram de um jogo de perguntas e respostas sobre água, esgoto, terra e lixo. Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano eram convidados a fazer um desenho sobre o filme que tinham assistido.
Os alunos se divertiram e aprenderam muito sobre importância de não desperdiçar água com exemplos práticos ligados ao seu dia-a-dia, como por exemplo, lavar a caixa d´água a cada 6 meses, não lavar a calçada com a mangueira e sim com uma vassoura, não jogar lixo no esgoto.
Na escola Municipal Noel Rosa o Bairro Educador Macaco trabalhou com uma turma de alunos com necessidades especiais (Surdos) composta de 04 alunos sob a supervisão da professora Sônia, os mesmos foram integrados a turma do 4º ano para jogarem juntos a fim de propiciar integração. Participaram com entusiasmo!
             O Próximo passo desta Trilha Educativa será um passeio para Estação de Tratamento de Água do Guandu – ETA. O Projeto Bairro Educador aproveita o ensejo para agradecer a parceria do Programa Água para Todos de CEDAE pela colaboração educativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário