A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia de debate sobre o Bullying na E. M. Tatiana Chagas Memória

Um dos assuntos mais discutidos ultimamente nas escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro é o Bullying. Uma das iniciativas do Bairro Educador foi à promoção um fórum de debate com os alunos em que eles pudessem se expressar, expor suas opiniões e questionamentos sobre tal prática.

 No CIEP Heitor Villa Lobos, BE Santa Cruz, foi desenvolvido o projeto “Valorizando para ser Valorizado”, que consistia em encontros semanais com os alunos onde o tema era exposto e discutido. Outra iniciativa ocorreu no BE Santíssimo na Escola Municipal Mário Fernandes Pinheiro, onde foi realizada uma semana de debate com os alunos.

Não diferente, o recém-inaugurado Bairro Educador Guaratiba, teve uma das suas primeiras ações calçada no debate da prática do bullying. Em parceria com o Instituto NOOS, realizamos o “Dia de debate sobre o Bullying” na Escola Municipal Tatiana Chagas Memória. Os alunos do 8º e 9º ano pararam para refletir sobre esta prática, expor seus pensamentos e tirar suas dúvidas sobre o tema.

As turmas se reuniram no auditório da Escola e a psicóloga Cristina do Instituto NOOS promoveu  uma conversa aberta  e de forma horizontal no qual muitos questionamento que os intrigavam foram respondidos. Segundo a Coordenadora Pedagógica, Elizabete da Silva Ferreira, as escolas necessitam cada vez mais de aproximação com profissionais que possam conversar com os alunos e tirar suas dúvidas de forma aberta.
Nós, do Bairro Educador, esperamos poder cada vez mais disponibilizar fóruns ou rodas de debates com temas que os alunos consideram mais relevantes para proporcionarmos o seu crescimento como alunos e como cidadãos conscientes dentro da sociedade em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário