A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 27 de abril de 2011

E.M. Eurico Salles (B.E. Engenho da Rainha) visita a Estação Guandu – CEDAE como parte da Trilha Educativa “Circuito da água”.

No dia 27/04 dando continuidade à trilha “Circuito da Água” com as turmas de 7º ano foi realizada a Visita a Estação Guandu – CEDAE. Os estudantes estavam bastante ansiosos com a visita, porque puderam aprender fora do espaço escolar, o que é uma novidade e além disso, no decorrer das atividades da Trilha “Circuito da água” muitas dúvidas surgiram referentes à origem da nossa água. Na visita os estudantes puderam conhecer um pouco da estrutura da CEDAE, apresentada pelos monitores. Os estudantes ficaram bem surpresos ao descobrir que a CEDAE é a maior estação de tratamento do mundo.


Foram explicadas as etapas do tratamento da água: a água que chega à estação vem barrenta e turva, sai pura e cristalina após passar por várias etapas como a tranquilização, floculação, decantação, filtração, clarificação, desinfecção com cloro e finalmente a fluoretação. Os monitores expuseram bem a metodologia  do trabalho e explicaram as fases do tratamento de forma que os estudantes pudessem compreender, utilizando dinâmicas e perguntas relacionadas ao dia-a dia deles.


No 2º momento da visita os estudantes foram conhecer a horta, para entender que o tratamento da água passa pelo cuidado com o meio ambiente, o cuidado com a natureza.


Os funcionários da CEDAE são bem cuidadosos com as plantas, que são preparadas para retornar à natureza.


Chegando ao momento mais esperado da visita, os estudantes foram para o mirante aonde puderam visualizar um pouco da extensão da Estação Guandu.
O mais interessante é que ao chegar ao mirante os estudantes conseguiram identificar as etapas do tratamento da água apenas olhando a estação.






A visita foi marcada por muita curiosidade, interação e alegria. Os estudantes aproveitaram todas as etapas da visita, da saída da escola, cantoria no ônibus, fechando com chave de ouro a visita ao Mirante, onde eles puderam conhecer, tirar dúvidas, visualizar o que até então só conheciam no papel através de livros, além de tirar fotos.




Mais uma etapa cumprida com sucesso! Agradecimento especial aos estudantes, que representaram muito bem a escola. Que fôlego tem essa trilha, vamos aguardar a próxima etapa, finalizando com um belo trabalho dos estudantes e professores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário