A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Aprendizagem e Espaço Comunitário, um diálogo em construção no BE MACACO

No dia 24/5, o CIEP Presidente Salvador Allende (BE Macacos) teve a oportunidade de vivenciar a ‘Trilha Educativa: Sociedade e Ciências Sociais e Naturais’, a partir de uma articulação do Bairro Educador por meio do Gestor de Projeto, Raphael Pequeno, e da educadora comunitária Ana Luiza Passos. Nesta atividade 43 alunos puderam experimentar o espaço/tempo da trilha educativa situada na Tijuca.
Embarcando no bonde que fica na entrada da Obra Social Santa Cabrini contornando o espaço da Floresta de Tijuca até chegar a Ecobé,  que é uma parceira do projeto Bairro Educador,  e tem nos últimos meses favorecido excelentes contribuições em várias visitas, favorecendo o aprendizado dos alunos e professores da Rede Municipal de Ensino que o Projeto Bairro Educador atende.
Nosso guia nesse atividade, Henrique Santi, fundador da Ecobé e colaborador do Projeto Bairro Educador, dialogou com as crianças sobre questões que a EcoPedagogia aborda, objetivando a melhoria geral da relação homem e natureza. Após esse momento, o guia, apresentou o espaço da ECOBÉ, onde possui diversos animais: Jacaré, Porquinho da Índia, Cobra, Sapo, Rã, Rato, Aranha, Pato, Galinha, etc. O que proporciou aos alunos uma compreensão na prática, o que vem aprendendo nos conteúdos da disciplina de Ciências.

Essa atividade pode estabelecer e promover situações para observação de mudanças e transformações, discutindo uma série de comparações entre elementos naturais, objetos, pessoas, etc. Potencializando os espaços educativos em todo o bairro no qual a escola está inserida e articulando com o entorno comunitário, traçando uma melhoria significativa no nível de consciência dos alunos.
Gestor de Projetos Raphael Pequeno e alunos
Nós do Projeto Bairro Educador gostaríamos de agradecer a todos que estiveram envolvidos no planejamento, construção, participação e realização da atividade, pois foi de grande valia para todos os alunos do CIEP Presidente Salvador Allende. Também é de fundamental importância ressaltar que a Trilha Educativa é um trabalho de extensão e continuação de ofertas de possibilidades de aprendizagem, onde se busca favorecer a transformação de diversos espaços educativos potencializados em materialização de produtos construídos pelos estudantes.
Educadora Comunitária, Ana Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário