A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 1 de junho de 2011

As diferenças fazem diferenças? No BE Macaco, fazem sim!

Na quarta-feira, dia 18/05 aconteceu na EM Noel Rosa (BE Macaco) uma palestra sobre Bullying, articulada pelo Bairro Educador por meio do Gestor de Projetos local, Raphael Pequeno. A palestra aconteceu no Centro de Estudos da escola, dialogando com o corpo docente, coordenação e direção.


A palestrante, Daniela Valentin, que é doutoranda (PUC) trouxe contribuições no que cerne tal temática, atribuindo especificidades de estruturação conceitual sobre o Bullyng e discutindo características daqueles que praticam e daqueles que sofrem tal perseguição. Daniela trouxe um texto para a discussão com as professoras que têm o título ‘’As Diferenças Fazem Diferença? Cotidiano Escolar, Interculturalidade e Educação em Diretos Humanos’’, de autoria de Vera Candau, que tem a proposta de trabalhar com a questão da diferença, objetivando uma reflexão que a partir falta de respeito com a diversidade que se chega à opressão contra as minorias. Esse texto foi fundamental para que o nível da discussão se iniciasse em um patamar mais elevado.


Durante a palestra foram levantadas dúvidas importantes sobre o que seria e o que não seria bullying, e quais tipos de alunos podem ser caracterizados como vítimas de tal ataque, foi problematizado formas para minimizar tal fenômeno, a partir de uma proposta de intervenção pedagógica voltado para um trabalho de acompanhamento psicológico que possibilite uma ruptura por parte dos alunos perante os códigos coercivos de opressão.


A partir dessa atividade, se viu uma necessidade de continuação de tal debate, tangenciando para abranger ao corpo discente da escola, possibilitando a continuidade do ciclo de palestras e intervindo de forma mais qualitativa e quantitativa para toda a rede do BE Macacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário