A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 15 de junho de 2011

As Vantagens de Permanecer na Escola no BE Manguinhos

No dia 26 de maio os estudantes das turmas de 9º ano da Escola Municipal Teotônio Vilela participaram da oficina "As Vantagens de Permanecer na Escola", elaborada pela Junior Achievement e que está sendo aplicada nas escolas através da parceria do Bairro Educador.

O objetivo desta atividade é fazer com que os estudantes percebam a importância da qualificação profissional e da permanência na escola para que possam ter mais chances de conseguir uma colocação com melhores salários no mercado de trabalho.
Para isso, foram trabalhados os seguintes conceitos: Empregabilidade, escolaridade, evasão escolar, população desocupada, população economicamente ativa, taxa de desemprego, taxa de emprego, taxa de evasão e taxa líquida de escolaridade. Desse jeito, percebe-se que ao longo da oficina foram discutidos vários temas da atualidade.

A estratégia para o desenvolvimento da atividade é partir do jogo de tabuleiro chamado “O jogo das grandes decisões”, no qual o vencedor é aquele que consegue alcançar os 300 pontos primeiro. Os estudantes em diversas vezes tem que decidir se permanecem na escola ou a abandonam em busca de emprego. O jogo mostra como é importante para o estudante articular uma boa trajetória escolar com a qualificação profissional. Vence aquele que permanece mais tempo na escola e se qualifica através de cursos técnicos e/ou universitários.
Ao todo o programa oferece 05 atividades que são aplicadas em 05 tempos de aula. Um dos momentos mais interessantes acontece durante a atividade de elaboração do orçamento doméstico e da atividade desenvolvendo minha metas. Os estudantes participam ativamente. Além disso, foi uma oportunidade para trabalharmos com matemática financeira.
Ao final da atividade todos escreveram uma carta endereçada a algum amigo que abandonou a escola. Foi possível perceber, através da escrita de cada um, que todos perceberam a importância da permanência na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário