A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Cidade de Deus apóia o resgate da memória brasileira e seus grandes personagens, dedicando exposição itinerante às escolas do Bairro Educador

O projeto Memória João Cândido, da Fundação Banco do Brasil chegou até as escolas do Bairro Educador CDD para exibir a mostra que dá vida a trajetória de João Francisco Felisberto, o Almirante Negro. O Almirante João Cândido, líder da Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910, é um expoente na defesa pelos Direitos Humanos, entrando para a História Brasileira ao lutar contra qualquer forma de escravidão e desrespeito.


 A primeira escola a receber a exposição foi o CIEP Luiz Carlos Prestes, do dia 25 a 29 de abril, onde os painéis foram exibidos para os estudantes e abertos a visitação da comunidade. A montagem do trabalho envolveu toda a equipe do CIEP. Esta exposição reuniu ainda contação de histórias e apresentação do documentário “Projeto Memória João Cândido – A Luta pelos Direitos Humanos”, disponível no site: http://www.projetomemoria.art.br/JoaoCandido/downloads3.html


Abaixo, a canção que homenageia o Almirante Negro de composição de Aldir Blanc e  João Bosco antes da censura:



Do dia 03 ao dia 23 de maio, foi a vez da Escola Municipal Alberto Rangel abrigar os painéis da exposição. Houve participação dos alunos e da equipe escolar sendo que lá o tema já havia sido trabalhado pelos professores na disciplina de História. Nesta escola os Parceiros do RJ TV, Viviane e Ricardo, fizeram uma matéria mostrando a exposição e a participação dos alunos, além de entrevistarem o professor de História, Carlos. 

Após esse período, o material seguiu para a Escola Municipal José Clemente Pereira, do dia 24 de maio ao dia 03 de junho. Os alunos fizeram a visita guiada à exposição e trabalharam na elaboração de murais juntamente com os professores. Este trabalho propiciou grande debate.


Essa semana, para finalizar o ciclo da exposição, é a vez da Escola Municipal Pedro Aleixo abrigar os painéis da vida do Marinheiro, até o dia 10 de junho. O Bairro Educador agradece essa parceria e espera contribuir sempre pela memória de personagens importantes da nossa história, através da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário