A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 20 de junho de 2011

CIEP Doutor Roberto Morena "decolando para o sucesso"!

O título da matéria não vem por acaso: Decolar para o sucesso é a proposta do Projeto Político Pedagógico do CIEP Dr. Roberto Morena, onde o BE Paciência atua e procura unir aprendizagem com o desejo dos estudantes. Assim, em parceria com a Clínica da Família Ilzo Motta de Mello, representada pela Gerente Patrícia Hauat, foi possível atender os estudantes do 9º ano na execução do projeto pré-técnico e militar. Inicialmente aplicamos o marco “zero” para sabermos qual direção tomar para a eficácia do projeto, pois além de desenvolver atividades com conteúdo de português e matemática, era necessário ajudá-los na escolha da profissão que desejam seguir.


Na aula inaugural, os alunos se inscreveram no projeto, pois as vagas eram limitadas. A apresentação da proposta se deu para os responsáveis, grandes parceiros do Bairro Educador de Paciência. As aulas acontecem no contra turno, duas vezes por semana com duração de duas horas. A equipe da direção preparou uma sala bem bacana para acolher os alunos do projeto. “Fiz questão de preparar um cantinho especial para os alunos, para que eles possam sentir-se valorizados num espaço só deles, além de preparar um kit com caderno, lápis e caneta para cada aluno participante do projeto.”, afirmou a diretora Kátia. 


O professor Leandro, voluntário do projeto disse: “fui aluno de escola pública e como tive a oportunidade de fazer cursos e passar em concurso público, gostaria de retribuir ajudando os alunos a alcançar os seus objetivos também.”


Prosseguindo com o pedido dos alunos, levamos para eles, em parceria com a Junior Achievement, o Programa “As vantagens de permanecer na escola”, que trabalha a importância da educação para o futuro dos alunos. Os estudantes aprendem através de um jogo de tabuleiro várias possibilidades de profissões de acordo com o grau de estudo, e acabaram percebendo o quanto a matéria de matemática e de português faz parte do nosso cotidiano. Outras estratégias são: análise de gráficos, elaboração de um orçamento e planejamento de carreira. Dessa forma, os alunos se sentiram estimulados e escreveram uma carta para amigos e parentes que deixaram de estudar com ajuda da professora de português, que tem trabalhado com a escrita das mesmas ao longo do bimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário