A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Equipe Unisuam de Enfermagem promove palestra no CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade

Nesta quarta-feira, dia 01 de junho, foi realizada mais uma palestra sobre pediculose, desta vez no CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade (BE Inhoaíba), promovida pela Equipe Unisuam de Enfermagem, fruto da parceria entre a instituição e a equipe do Bairro Educador local, além de evidentemente, as Escolas integrantes do projeto.

A atividade foi realizada no turno da manhã, e teve como público alvo Pais e Responsáveis de alunos da Educação Infantil, cerca de 20 pessoas. Este público foi escolhido, por ter maior incidência de pediculose, evidentemente, mas também pelo fato das crianças, nesta idade, serem totalmente dependentes do cuidado e atenção dos responsáveis.

A ação foi ministrada pela Enfermeira Chefe, Helena Sava, que supervisionou a atividade, e pelos acadêmicos Maycon Fernandes e Angélica Moreira, que conduziram a apresentação. Esta, que foi realizada de forma bem detalhada e minuciosa, demonstrando aos responsáveis o que é a pediculose, como prevenir e principalmente, as complicações que podem acarretar a falta de cuidado, posterior à infestação de piolhos. A apresentação teve como grande destaque, uma demonstração prática, através de uma boneca, de como deve ser removido o piolho da cabeça da criança, utilizando uma solução caseira simples, a partir de água e vinagre, além da utilização do algodão na remoção.

Em um segundo momento da apresentação, foram expostos e discutidos alguns dos perigos iminentes durante o tratamento. Foram abordados os danos acarretados pela utilização de remédios e/ou soluções caseiras contra-indicadas, auto-medicação e principalmente em respeito a individualidade biológica, no que diz respeito a medicamentos. Ainda foram abordados e esclarecidos, alguns mitos e verdades que circulam na sociedade quando o assunto é pediculose.


Por fim, foi aberto o espaço para perguntas e dúvidas sobre o tema, além da apresentação de casos já ocorridos. Esta atividade foi direcionada à pediculose, porém acabou sendo uma palestra que buscou a promoção da saúde básica, de forma geral, sendo assim, de suma relevância para o público alvo. Como está transcrito na entrevista de uma das responsáveis abaixo.

Bairro Educador: O que você achou da atividade?

Rosângela: Foi importante, aprendi mais sobre o assunto. É bom ter a orientação de um profissional, a orientação correta.

BE: Você acha que atividades como esta são importantes para trazer a família para a Escola ?

Rosângela: Sim. Existem muitas crianças com piolho aqui na Escola, ou até com outros problemas, mas os pais não têm consciência disto. Atividades como estas proporcionam a participação ativa na Escola e na vida das crianças também.
Esta foi mais uma atividade realizada pelo Bairro Educador em parceria com a Equipe Unisuam de Enfermagem, a qual agradecemos imensamente pela participação e competência no trabalho desenvolvido. Agradecemos também à equipe pedagógica do CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade, pela cessão do espaço e pela ótima organização do evento. Segue mais uma atividade do Bairro Educador atendendo um dos objetivos do projeto: Integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário