A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Estudantes da Escola Municipal Teotônio Vilela visitam exposição no Museu da Maré

No dia 01 de abril estudantes das turmas de aceleração 02 e 03 (Tecendo o Saber e Autonomia Carioca) da Escola Municipal Teotônio Vilela (BE Manguinhos), onde puderam conhecer o funcionamento de uma usina nuclear e um pouco mais sobre o tipo de energia por ela produzida.


Acompanhados pelos professores Débora, Luis Cláudio e Paulo, e pela gestora de projeto do Bairro Educador Maré e Manguinhos, Guaraciara Gonçalves, os estudantes inicialmente participaram de um debate sobre os prós e contras a respeito da utilização da energia nuclear.


Em seguida conheceram a estrutura atômica e a presença dos elementos químicos nos produtos utilizados por eles no dia-a-dia.  Além disso, os monitores explicaram a utilização da radiação em vários setores, como a medicina e a indústria de alimentos, por exemplo.



Um dos momentos marcantes da exposição aconteceu durante a seção que trata do acidente nuclear de Goiânia, em 1987, com o elemento radioativo Césio, e da utilização das bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial. Os estudantes ficaram curiosos e emocionados e perceberam que é preciso muita preocupação com a sociedade e o meio ambiente na utilização desta forma de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário