A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 27 de junho de 2011

I Feira de Profissões na E.M. Eurico Salles – A Feira de Múltiplos talentos!

É com orgulho que registramos o sucesso da I Feira de Profissões realizada em 16 de Junho na Escola Municipal Eurico Salles. Idealizado pela Professora de História, Fernanda Correa e pelo Bairro Educador, a Feira foi pensada para atender estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental num momento importante de suas vidas quando algumas perspectivas profissionais começam a ser elaboradas.

Cerca de 250 estudantes passaram na Feira de Profissões e tiveram a oportunidade de conhecerem e tirarem dúvidas sobre carreiras, salários, requisitos e competências esperadas com um time diversificado de profissionais de empresas, instituições e também alguns autônomos (inclusive alguns ex-alunos da Escola Municipal Eurico Salles). Assim, profissional da área elétrica, engenheiro, técnico em segurança do trabalho, enfermeiro, dentista, profissional da moda, estética e beleza, mecânico, artista, advogado, assistente social, economista e profissional da área dos esportes ajudaram a responder as questões dos estudantes. Aliás, é importante destacar que todas as profissões presentes na Feira foram escolhidas pelos próprios estudantes.
Além das profissões acima, a Feira contou também com o apoio do SENAI que levou material sobre cursos para os estudantes. Havia também um stand montado pela Equipe do Bairro Educador que possibilitava que os estudantes respondessem a perguntas online, e ao término destas, era sugerido um perfil profissional.




A circulação dos estudantes pela Feira era livre, o que dava a cada estudante a possibilidade de conhecer quais e quantas profissões quisesse. Mesmo assim, foi indicado a eles que buscassem conhecer o máximo de profissões disponíveis mesmo que não tivessem interesse pessoal imediato.

“Se você perguntar para os alunos o que você quer ser, 85% deles vão dizer ‘hã... não sei...’. Eu acho que todo mundo tem que ter uma opção de vida, você tem que saber o que você quer, não é só pegar qualquer profissão que te dê dinheiro.”
(Estudante Bruno, 9º ano).
Mesmo a Feira sendo projetada para turmas de 8º e 9º ano, a circulação, dinâmica e proposta deu tão certo que a escola optou por levar turmas de projetos para participar do evento, dando a oportunidade para que eles pudessem começar a se apropriar também do tema.
Os estudantes fizeram diversas perguntas aos profissionais, dentre elas destacamos: “Como esses profissionais definiram a profissão escolhida, quais habilidades foram e são necessárias para o desempenho da profissão, principais dificuldades encontradas, quanto ganha o profissional”.  Ainda foi pedido aos profissionais que falassem da importância de determinadas pessoas e da escola em suas trajetórias profissionais.



Os profissionais convidados levaram seus materiais de trabalho, apresentaram vídeos, falaram das profissões, de seus campos de trabalho. Todos eles se comprometeram com a atividade e se mostraram muito comprometidos; muitos deles já querem voltar à escola e levar os estudantes a seus lugares de trabalho, além de terem dado várias dicas pessoais aos estudantes interessados nas referidas profissões.
Mas não foi somente os estudantes e profissionais que gostaram. Sandra Martorelli, representante da 3a Coordenadoria Regional de Educação) disse, referindo-se a Feira que:

 “O trabalho está sendo proveitoso para a escola, é uma necessidade principalmente da adolescência que está saindo do ensino fundamental e que está querendo buscar uma profissão. Pelo que estou vendo, está dando certo. É muito importante, gostei do projeto, poderia estender a outras escolas. Eu estou vendo o interesse dos alunos por esse trabalho. Vocês estão de parabéns!”
(Sandra Martorelli – 3ª CRE).


Um aspecto importante a ressaltar é que a I Feira das Profissões faz parte de um projeto educativo maior, denominado pelo Bairro Educador de Trilha Educativa e cujo título é Trilhas Profissionais. Essa Trilha Profissional é composta por quatro momentos, a saber: (1) a aplicação do Programa “As Vantagens de Permanecer na Escola”, em parceria com a Junior Achievement do Rio de Janeiro e que contou com a parceria de voluntários do Metrô Rio, (2) a sensibilização de estudantes (indicado pela professora de artes Elizabete Nunes) para o olhar fotográfico e para a reportagem; estes adolescentes receberam uma capacitação do Bairro Educador em comunicação para cobrir a Feira de Profissões, tirando fotos e entrevistando os participantes da Feira. Esse trabalho terá continuidade com oficinas de fotografia e mídias virtuais, estimulando o conhecimento de outros ramos profissionais; (3) a própria Feira das profissões, aqui relatada e (4) a posterior ida de estudantes a empresas, instituições e profissionais autônomos, aprofundando as questões levantadas na Feira das Profissões e permitindo aos adolescentes conhecerem determinados ambientes de trabalho. Todas essas quatro etapas, para além do conhecimento das profissões, pretendem apontar um caminho educativo entre a sala de aula e todas essas potencialidades educativas anteriormente descritas, proporcionando aos estudantes uma forma diferente de aprender, trabalhando a escrita, a observação, a escuta, o desenvolvimento das habilidades artísticas, bem como elementos de cidadania, trabalho em equipe e que somados, fortalecem ainda mais todo o conteúdo pedagógico e a proposta da Escola.



Por fim, a Equipe do Bairro Educador quer agradecer o apoio da Professora de História Fernanda Correa que está desenvolvendo o trabalho sobre profissões em sala de aula com os estudantes; o apoio da direção, demais professores e profissionais da Escola Municipal Eurico Salles e à Comlurb que criaram as condições para que a Feira fosse realizada.


Agradecimentos especiais também a Sandra Martorelli da 3a CRE pelo apoio e ao setor de comunicação e de administração do Bairro Educador, por todo o apoio dispensado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário