A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Jovem Guri no BE Bangu



O Jovem Guri é uma livre adaptação da música de Chico Buarque de Holanda O Guri, descrevendo a trajetória de um menino negro de família humilde, criado pela mãe e estudante de escola pública. Após sofrer uma bullying na escola devido a sua etnia, o menino Guri se revolta e chega na sua casa falando despejando sua revolta sobre sua mãe pelo fato de ser negro e não ter puxado o seu pai, que só o conhece por foto, pois o abandonara ainda na barriga de sua mãe.

Mesmo com toda a dificuldade para criá-lo sem a presença do pai, esta guerreira é capaz de contornar com todo carinho, a revolta de seu filho, fazendo-o conhecer a História dos Negros Contada com a perspectiva dos próprios negros, curioso, o Guri, quer saber de onde vieram tantos conhecimentos já que nos livros não há essa informação. Agora orgulhoso de sua etnia, ele promete à mãe que "Vai chegar lá", uma referência de que quando crescer será alguém na vida que dará orgulho a ela, realizando seu sonho de se formar na Faculdade e ajudar jovens de onde mora para saírem da vida do crime.

O Tempo passa e O Jovem Guri realiza seu sonho e enche de orgulho sua mãe, desde a notícia de que passou no vestibular à sua Formatura, em todos os momentos ela está sempre presente.

Escrito por George Cleber Alves da Silva, O Jovem Guri foi uma inspiração de marcas de sua infância e juventude, reforçando o protagonismo de muitos jovens negros das comunidades do Brasil que contrariam as estatísticas e conseguem sonhar, dar a volta por cima e contribuir para uma sociedade melhor. Assistida por mais de 1.000 pessoas em 2005. Assim como o Guri, George Cleber também "chegou lá" ao se formar em Ciências Sociais em 2009 e tal como a peça escrita, sua Mãe, estava lá o apoiando como em toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário