A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quem é Aedes Aegypti?

O Bairro Educador Bangu e o Posto de Saúde Eithel Pinheiro Oliveira Lima visitaram a Escola Municipal Edson Carneiro, na qual promoveram uma palestra, seguido de uma peça teatral cujo tema era Dengue.A atividade deu prosseguimento à Trilha Educativa: “Quem é Aedes Aegypti?”. Este tema surgiu de acordo com as necessidades do sub-bairro Taquaral, que segundo dados do Posto de Saúde local teve aproximadamente 600 casos da doença entre os meses de março e maio de 2011.

Por volta das 8h da manhã, a escola já estava mobilizada para o início da trilha. As crianças estavam ansiosas, sentadas na quadra, aguardando a chegada dos Agentes de Endemias, que ministrariam a palestra e posteriormente a peça.

A palestra foi sobre as causas, conseqüências e como evitar a doença. Os estudantes responderam questões sobre o ciclo do mosquito, quanto tempo vive em média o transmissor da doença, se o responsável era o macho ou a fêmea, entre outras. Os alunos que acertaram receberam adesivos, livros e brindes.
Logo após a palestra, uma grande cena chamou a atenção de todos os alunos. Um mosquito diferente apareceu e começou a encenar uma peça sobre como ele chega à casa das pessoas, interagindo com os alunos que deixavam ou não o mosquito entrar em suas casas, além de responder as perguntas feitas pelos estudantes. 

Dando continuidade a Trilha Educativa os  Agentes de Endemias apresentaram aos alunos do 1º turno focos do mosquito, recolhidos na comunidade. Em seguida fizeram uma procura pela própria escola.
Para muito dos presentes, o evento de hoje será marcante. "Achei o evento muito bom, interessante. Aprendemos a não deixar água em pneus, garrafas, vasos de plantas. Sem falar que agora já sei identificar larvas, achar focos da dengue. Assim que chegar em casa começarei a procurar. Também farei buscas na comunidade e casa de amigos”, afirmou Luan Mattos, da turma 1501.

 Pode-se perceber, desde a palestra até a apresentação de focos da Dengue aos alunos, que os professores gostaram da atividade e que os alunos conseguiram assimilar o recado. “Será um grande ganho para a escola. Por ser uma atividade alegre, os alunos se mostraram mais participativos, interessados. Além disso, eles tiveram contato visual com o foco da doença, conheceram larvas, contemplando o trabalho que desenvolvo com eles na sala de aula”, disse Aparecida Gomes de Oliveira, professora da turma 1501.

Satisfeitos com o resultado final, os agentes do Posto de Saúde se disponibilizaram a atuar nas escolas da 8º CRE com prevenção. “Esse evento foi fundamental no aprendizado a respeito no combate à endemias e outras doenças. Essas atividades transmitem conhecimento a respeito de causa, consequências, prevenção. Sem falar que as criança assimilam melhor as coisas, logo corrigirão quem estiver contribuir para uma possível proliferação do mosquito”, encerrou Ivanildo Henrique, Agente de Combate de Endemias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário