A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 30 de junho de 2011

Semana de Educação Ambiental No Bairro de Manguinhos

O planejamento das atividades da Semana de Educação Ambiental em Manguinhos surgiu da necessidade de acordar a população do Bairro para os problemas ambientais existentes e persistentes tais como o acúmulo de lixo.


O Bairro Educador, as Unidades Escolares em Manguinhos - CIEP Juscelino Kubstichek, as Creches Municipais Chico Bento e Manguinhos, a Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva e o Espaço de Educação Infantil Dr. Domingos Arthur Machado Filho -, o PAC Social do Município e do Estado e a Comlurb se articularam e junto com outros parceiros promoveram as atividades da semana de educação ambiental em Manguinhos que ocorreram de 06 a 17 de junho de 2011.




Participaram ativamente desta maratona de atividades:

A Universidade Aberta da FIOCRUZ, representada pelo professor Natanael (Natan) promoveu duas oficina para 120 estudantes do CIEP JK e da Escola Municipal Profª Maria de Cerqueira. Eles aprenderam sobre preservação ambiental através de músicas, vídeos e construção de brinquedos com garrafas pet.



O Instituto Estadual do Ambiente, INEA, representada pelo Rafael, trouxe o Cine SEA para duas turmas do CIEP JK e da Escola Municipal Profª Maria de Cerqueira exibindo a animação Wall-E, que mostra o que o planeta terra pode se tornar se não repensarmos nossa atitude com relação ao meio ambiente.



O músico Guilherme Radasha ensinou a uma turminha do CIEP JK como construir instrumentos musicais com material reciclável.



O PAC Social do Estado esteve na Escola Profª Maria de Cerqueira aplicando uma dinâmica sobre “Consumo Consciente” para as quatro turmas do 4º ano. Os 80 estudantes aprenderam através de curtas sobre a responsabilidade que lhes cabe diante do consumo dos bens naturais e materiais.



Contamos com a colaboração da CAP 3.1, que trouxe para as Creches e para o EDI uma palestra informativa sobre a Dengue. O grupo de teatro amador da Comlurb e a Grande Rio Reciclagem Ambiental também participaram, tornando mais que especial o Dia D de Combate ao Lixo (09/06).



Este evento não será o primeiro, nem o único, pois para o trabalho de Educação Ambiental em Manguinhos, esta semana é apenas o começo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário