A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 5 de julho de 2011

BE Salgueiro pela Orla Carioca

No ultimo dia 22 de Junho as crianças da Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias fizeram um passeio pela orla do Rio de Janeiro, em dois ônibus, por volta de 120 alunos da escola tiveram a oportunidade de fazer um passeio da Barra da Tijuca até a Tijuca, indo pelas praias da zona sul, com direito a parada na Praia do Leme, já que é uma das praias mais calmas para que as crianças pudessem ter um contato mais direto.
Iniciamos o passeio organizando as crianças para descer a comunidade, já que o ônibus não tinha como subir até onde a escola se localiza.



Tal atividade foi organizada pela própria equipe pedagógica da Escola, tendo o Bairro Educador contribuído no dia do passeio para acompanhar as crianças. Já no caminho a coordenadora Janete foi falando para as crianças por onde estávamos passando, qual o contexto social daquelas localidades, qualificando o passeio, possibilitando a expansão dos conhecimentos das crianças, indo além de somente o contato visual para uma abordagem mais geral sobre a organização politico geográfica da cidade.



Para algumas crianças aquele era o primeiro contato com a praia, as crianças ficaram extremamente felizes com a oportunidade de brincar na areia, uma pena não podermos mergulhar, porém elas ficaram muito satisfeitas com a parada que fizemos para o lanche, na qual as mesmas puderam correr e brincar pela praia. É de extrema importância a escola poder oportunizar para seus alunos esse contato com outros espaços da cidade, tendo em vista que na sua maioria os alunos não têm condições de transitar com facilidade pelos espaços da cidade. Sendo assim a escola amplia o capital cultural das crianças além do capital intelectual.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário