A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 26 de julho de 2011

Escola Municipal Aldebarã se preparando para o futuro

A Escola Municipal Aldebarã e o Projeto Bairro Educador desenvolveram ações que aliaram educação formal com base nas vantagens de permanecer na escola e orientação profissional, em busca da elevação do nível de escolaridade dos alunos do 9º ano. Para tanto, ressalta–se a importância de parceria entre a escola, Bairro Educador e as instituições de educação profissional da região. A Escola Municipal Aldebarã é integrante do Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação.



O Mundo do trabalho vem atravessando mudanças aceleradas: novas tecnologias e modelos organizacionais, aparecimento e desaparecimento de algumas ocupações, novas exigências para obtenção de emprego.


A relação dos adolescentes com esse mundo em mutação é bastante diversificada. Enquanto para alguns o ingresso no mundo do trabalho é uma expectativa que pode motivar o estudo e a descoberta de vocações, para outros o trabalho se impõe como experiência vivida desde a infância, restringindo possibilidades de desenvolvimento.


O momento de ingressar no mercado de trabalho esta relacionado à condição socioeconômica das famílias, a trajetória escolar e o local aonde o mesmo venha residir.


1º dia de atividade: Palestra Mundo do Trabalho em parceria com SENAI – Santa Cruz
  “Uma grande decisão não é aquela que se ganha mais, e sim àquela que se perde menos.”

No dia 25 de maio, André Vidal do SENAI ministrou a palestra sobre Mundo do Trabalho e destacou excelentemente diversos pontos levando os adolescentes a uma reflexão sobre o futuro.

Podemos nesta palestra refletir sobre aspectos que em muitas vezes passam despercebidos como: A escolha da profissão; Conjunto de oportunidades de trabalho; Cursos que o SENAI oferece gratuito; A importância do curso profissionalizante; O que um profissional qualificado deve ter, destacando e explicando através de exemplos das palavras como conhecimento, autonomia, cooperação, criatividade, iniciativa, participação, responsabilidade e capacidade de decisão;

Tivemos a oportunidade de visualizar o mapa do mercado de trabalho da região de Santa Cruz e Itaguaí e destaque das principais empresas.

A palestra contou com a presença de 68 alunos do 9º ano, as professoras Sônia (Língua Portuguesa), Fátima (Matemática), Marília (Geografia), as estagiárias que acompanhavam essas  professoras  e a representante da 10ª CRE Norma Sueli.

2º dia de atividade: As vantagens de permanecer na escola – Junior Achievement

O programa da Junior: As vantagens de permanecer na escola têm como objetivo mostrar, através de dinâmicas com os  alunos, a importância de permanecer na escola.



Para uma formação maior e uma melhor expectativa no mercado de trabalho. A apresentação deste programa para os alunos do 9º ano visou apresentar os benefícios de permanecer na escola através de cinco momentos:

· Jogo de tabuleiro que se baseava na obtenção de pontos através das decisões que eram tomadas durante o jogo, tendo em vista situações da vida real;

·Análise de gráficos em que apareciam as diferenças salariais a partir da escolarização;

·Elaboração de orçamento, baseado na vida real, tendo como ponto ”morar sozinho”, mostrando os adolescentes que sustentar uma casa, pagar contar e comprar o que deseja não é possível com qualquer emprego;


· Planejamento de carreira e debate.

A atividade foi desenvolvida através de discursões orientadas, exercícios escritos, trabalhos em grupo, simulações e jogos, proporcionando um ambiente agradável para aprendizagem englobando as disciplinas de português e matemática.



Os alunos começaram a se questionar sobre suas próprias perspectivas futuras, muitos começaram a se manifestar dizendo que não imaginavam que tudo o que sonhavam não dava para conseguir se tiverem só o Ensino Fundamental.



A direção da Escola visa que os alunos tenham uma visão mais ampliada do mercado de trabalho e, cursem o Ensino Médio técnico, já que a região de Santa Cruz possui um polo industrial que necessita dessa mão-de-obra qualificada.

Por Isabel Assis, Gestora de Projetos do Bairro Educador de Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário