A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Oficina de Cordel – Como escrever e contar a literatura de cordel

Os alunos da Escola Municipal Joaquim Edson de Camargo, do BE Vila Kennedy  aprenderam, por meio de histórias, improvisos e interação, como escrever e contar as diversas modalidades da literatura de cordel. Os alunos do 3º e 5º ano tiveram a oportunidade de conhecer os diversos tipos de rimas  de cordel e  o universo da poesia popular rimada e metrificada,  objetivando  iniciar o treino da escrita, leitura e escuta em versos, através da oralidade da cultura popular.


Com esta apresentação da literatura de Cordel foi despertado entre os alunos a valorização e respeito à cultura  própria do nosso país e os significados e coletividades, experiências comunitárias, e o imaginário do folclore, presente na produção do cordel. Os versos estão sempre relatando acontecimentos, fatos políticos, artísticos, lendários, folclóricos ou pitorescos da vida como ela realmente é. Sua produção é simples como o povo.


O conhecimento e a valorização sobre a literatura de Cordel  para os alunos em sala de aula, veio  oferecer um leque de recursos que os ajudarão em várias carências de aprendizagem, como a produção textual, a leitura, a escrita, a linguagem não verbal (na análise da xilogravura), apreciação artístico-literária e um universo para a socialização e cidadania, principalmente, no campo da Literatura, fazendo promover entre os alunos o gosto pela preservação dos artistas e da cultura nordestina na escola.


Os alunos sugeriram com muita alegria ao Severino Honorato que apresentasse uma rima poema ou verso com a palavra PAZ. Então:

“A paz depende de mim”
Hoje ao começar o dia
Eu canto com esperança
Do Começo até o fim,
Aprendi com alegria
Construir em aliança
Que a paz depende de mim
Mas termino perguntando
Afirmando ou coisa assim,
Eu vou com vocês rimando
Desde o começo, ao fim;
Qual será o meu proceder,
Se a paz depende de mim?”


Um comentário:

  1. Que boa matéria! A Suely está de parabéns! A escola merece meu carinho! Que bom que as oficinas continuaram! Severino Honorato.

    ResponderExcluir