A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Boas perspectivas para o trabalho no BE Lins



Os trabalhos já estão devidamente iniciados no BE Lins. Nesta última semana (08-12 Agosto) nós, do Bairro Educador, nos reunimos com as instâncias de Direção e Coordenação Pedagógica das escolas abraçadas pelo projeto no bairro do Lins de Vasconcelos e adjacências. Iniciamos a semana com sentimento bastante positivo em relação ao trabalho a ser desenvolvido em cada unidade escolar, reforçando a idéia de que nos propomos a fazer uma abordagem individualizada para cada escola envolvida, buscando entender suas demandas e necessidades mais urgentes, analisando como e onde podemos atuar no sentido de ajudar no processo de ensino/aprendizagem dos estudantes diretamente contemplados.

Na última terça-feira (09/08/2011) ocorreu a promissora reunião de apresentação formal do projeto na Escola Municipal Ministro Gama Filho, que contou com a presença da Coordenadora Pedagógica Leda e da Diretora Adjunta Sônia, além de Roberto Lobo compondo comigo os representantes do projeto Bairro Educador no encontro. A escola em foco vai do Ensino Infantil (E.I) ao 9º Ano, diferentemente das outras escolas incorporadas no bairro, o que abre boas perspectivas de trabalharmos nesta escola com uma faixa etária mais elevada. Levando-se em consideração também a localização geográfica da unidade escolar, situada no coração de uma comunidade ainda conflagrada, somada a perspectiva de trabalho com esta faixa etária mais elevada, creio que se anuncia uma perspectiva de boas ações educativas para a Escola Municipal Ministro Gama Filho. Nesta próxima quarta-feira (17/08/2011) estaremos participando do Centro de Estudos promovido pela escola para o 1º Segmento, onde faremos uma apresentação formalizada do projeto para o corpo docente.

Quarta-Feira passada (10/08/2011) foi o dia de nos reunirmos com as responsáveis pela Escola Municipal Lins de Vasconcelos, que atende alunos até o 3º Ano. Estiveram presentes à reunião, a Diretora da Escola Maria Helena, a Diretora Adjunta Eliane e a Coordenadora Pedagógica Márcia Moreira, além de Roberto Lobo, integrando comigo os representantes do projeto Bairro Educador. O encontro foi bastante fértil, se estendendo por toda manhã, com a participação, inclusive, de alguns professores que acabaram passando pela sala onde estava ocorrendo a conversa, se incorporando rapidamente aos temas tratados. Deixamos agendados para a próxima quarta-feira (17/08/2011) a apresentação formal do projeto para o corpo docente durante o Centro de Estudos promovidos pela escola. Saímos da escola com a sensação de que a mesma já desenvolve ações educativas muito próximas da linha teórica que seguimos, facilitando muito nossa entrada na escola, apontando para um horizonte de bons trabalhos a serem realizados na Escola Municipal Lins de Vasconcelos.

Já na última quinta-feira (11/08/2011) ocorreu a reunião de apresentação formal do projeto Bairro Educador junto a Diretora Adjunta da Escola Municipal Professor Augusto Paulino Filho, Jaqueline Salviano. A escola em foco atende da Educação Infantil (E.I) até o 5º Ano, e conta com uma particularidade que pode funcionar como uma mola propulsora do trabalho que pretendemos desempenhar por lá, uma vez que a escola em análise já desenvolve um trabalho aprofundado no sentido da Educação Inclusiva, contando com pelo menos sete turmas de educação especial, com alunos com deficiências, que vão desde as dificuldades de motricidade, passando pela dificuldade auditiva e também intelectual. Com intuito de promover algum trabalho nesse sentido, garantimos nossa participação na reunião que ocorrerá na próxima terça-feira (16/08/2011), entre os representantes da escola com a Secretaria Municipal dos Portadores de Deficiência que ocorrerá na própria sede da Escola Municipal Professor Augusto Paulino Filho. Nesta escola também esperamos executar boas ações educativas, expectativa que se fortalece a medida que percebemos que a própria escola abraçou e está disposta a trabalhar em conjunto com o projeto Bairro Educador.

Portanto, é com grande disposição e certeza de realização de bons trabalhos para o bairro que iniciamos nossa jornada semanal. Em decorrência da boa semana de encontros e reuniões que se passou, na qual promovemos nossa boa e oficial entrada nas escolas envolvidas, bem como adentramos com mais propriedade no território do Lins de Vasconcelos e adjacências, crescem nossas expectativas de desenvolvimento de um bom trabalho, que promova boas ações educativas e que auxilie no processo de ensino/aprendizagem dos alunos envolvidos, apontando para um belo e promissor horizonte acerca da existência do projeto Bairro Educador para o bairro do Lins de Vasconcelos e adjacências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário