A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Escola Municipal Francisco Cabrita e Bairro Educador, preparados para um 2º semestre de boas ações educativas

Na primeira semana de volta às aulas, a Escola Municipal Francisco Cabrita (BE Bispo), abriu as portas para os responsáveis na Reunião de Pais e Mestres, onde o Bairro Educador apresentou o projeto, as atividades e os potenciais educativos das mesmas. 


Muitos pais desconhecem a maioria dos projetos que atuam nas escolas e como eles ajudam no processo educativo dos filhos. Para tal explicação, estiveram presentes na reunião os Gestores de Projeto Sarah Cardoso (BE Bispo) e Tiago Rosa (BE Lins) e o Gestor de Núcleo Roberto Lobo, para falar das atividades que estão sendo desenvolvidas na escola, como a participação na manutenção do blog escolar, as atividades da CEDAE com o Programa Água para Todos, além das próximas ações que serão desenvolvidas.



A Coordenadora Pedagógica, Izabel Nobuko, falou da importância das provas que estão chegando este semestre, como a Olimpíada Brasileira de Matemática, o IDERio e o IDEB, dos Jogos Estudantis, das medalhas que a Escola adquiriu no FECEM, além das bolsas de estudo que a escola recebe através de convênios.



Complementando o dia, os pais foram convidados a participarem de uma dinâmica de sensibilização sobre a da importância de demonstrar interesse e participação na vida escolar de seus filhos e de incentivá-los nos estudos. Em uma folha de oficio, os pais demonstraram seus sentimentos, por meio de atividades artísticas como desenhos, ou escrevendo poemas e frases.  Os trabalhos foram colocados em uma caixa que foi escondida pela Gestora Sarah, terminando a primeira etapa da dinâmica. A reunião foi retomada e ao final da conversa perguntou-se se os pais notaram que a caixa havia sumido. O objetivo da dinâmica foi mostrar que muitas vezes os filhos querem compartilhar sua vida escolar, trabalhos, notas altas ou baixas, dificuldades e os responsáveis não demonstram interesse, fazendo com que os estudantes sintam-se desestimulados com o processo de aprendizagem. Em contrapartida ficou ressaltado que quando os pais se interessam e participam mais ativamente da vida escolar dos filhos, o efeito contrário é alcançado. 



Os pais saíram da reunião com as dúvidas sanadas e felizes com a dinâmica, e nós, que estávamos nos bastidores, saímos muito felizes pelo número de pais que estiveram presentes, o que é bastante significativo pela ponte entre a escola e a comunidade que a própria escola vem construindo, de maneira bastante empenhada. 

Por Sarah Cardoso, Gestora de Projeto do Bairro Educador Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário