A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Frei Cassiano visita Estação de Tratamento de Água do Guandu


A Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA Guandu) é responsável pelo abastecimento de cerca de oitenta por cento de água potável da região metropolitana do Rio de Janeiro, é também a maior estação de tratamento do mundo, reconhecida pelo livro dos recordes. Trata cerca de 43 000 litros por segundo para abastecer os municípios do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Itaguaí e fornece água para 151 dos 178 bairros da cidade do Rio.


Esta atividade educativa vivenciada pela Escola Municipal Frei Cassiano, integrante do Programa Escolas do Amanhã/SME, é o segundo passo de um trabalho que vem sendo realizado nas escolas com a parceria da CEDAE no Programa Água para Todos, onde primeiro, em uma sensibilização feita pela equipe social do programa é aplicado um vídeo falando do caminho das águas e um jogo de perguntas e respostas, que trata do desperdício e da poluição da água.


A Coordenadora Pedagógica Jane Carvalho, a Professora Helaine Abreu e mais 40 alunos acompanharam estas descobertas bem de perto, desde a sensibilização feita pela equipe social do Programa Água para Todos até a visitação, onde eles puderam ver literalmente o caminho das águas.


Logo quando chegamos à Estação de Tratamento o guia nos deu instruções de segurança, para termos uma visitação tranquila e prazerosa, em seguida assistimos a uma palestra, antecedendo o que veríamos na ETA. No momento do lanche, a agente ambiental falou sobre reciclagem, apresentando alguns materiais que podem virar cofres, porta guardanapo e até trenzinho!


Do momento da palestra, passando pelo viveiro até o mirante, os alunos conseguiram reconhecer e identificar, o percurso da água saindo dos rios, passando pela ETA, até chegar as nossas casas para consumo.


Com o guia da visitação relembrando a todos os momentos as instruções de segurança, fomos conhecer os tanques para ver os processos químicos que a água sofre para ficar própria para uso, que são: a Coagulação Química, a Floculação, a Decantação, a Filtração, a Desinfecção, a Correção de PH e a parte de Fluoretação, (que é efetuada para auxiliar na prevenção da cárie dentária) sendo determinada pelo Ministério da Saúde.


Tendo como base a pedagogia de Célestin Freinet (1978), que acreditava que o interesse da criança não estava na escola e sim fora dela, ele idealizou, as aulas passeio com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola, deste ponto de vista o que os estudantes puderam observar, gerou uma experiência muito significativa, no que refere ao processo de aprendizagem.

Referencia Bibliográfica:
FREINET, Célestin. Nascimento de uma pedagogia popular. Lisboa: Estampa, 1978. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário