A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Instituto NOOS – 123 Alô chega ao Bairro Educador Inhoaíba

-->
No dia 04/08/2011, a Escola Municipal Gastão Penalva, integrante do Bairro Educador Inhoaíba, recebeu a visita do Instituto NOOS, representado pela Psicóloga Cristina Fernandes. A visita teve como principal objetivo promover uma roda de conversa e debate sobre a temática do Bullying, apresentando esclarecimentos e soluções sobre o tema.


Esta atividade foi um pedido da direção da Escola, que solicitou uma ação com as crianças, que abordasse este tema, por entender que é uma demanda da própria comunidade escolar. Sabendo disto, a equipe do BE local agendou a atividade com o Instituto NOOS, já parceiro do Projeto em diversos momentos em sua caminhada pelas Escolas Municipais.


 A ação teve grande adesão, pois contou com a participação de alguns professores que quiseram conhecer mais sobre o tema e também com 119 crianças, englobando turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos, divididos entre os turnos da manhã e da tarde. A única baixa da atividade foi que não pudemos efetuá-la com a turma 1705, porém iremos realizar a atividade no dia 30/08/2011.


A roda de conversa durou por volta de 40 minutos com cada grupo, onde os adolescentes tiveram esclarecimentos do que é o Bullying de verdade, uma expressão tão banalizada nos dias atuais. Tiveram também, a possibilidade de explicitar algumas experiências vividas na Escola e/ou em outros espaços e principalmente dizer como se sentem, qual a opinião sobre o assunto, quais atitudes consideram corretas a serem tomadas frente a situações como esta.


As turmas foram bastante participativas, e acreditamos que isto aconteceu pela importância e significado do tema para aquela faixa etária. Esperamos sempre proporcionar atividades deste porte, que tenham relevância para a Direção, Docentes e Discentes, pois o diálogo entre estas três frentes, é o que possibilita um ambiente escolar mais forte e acolhedor.


            A equipe do Bairro Educador de Inhoaíba, agradece imensamente à Equipe pedagógica da Escola, ao Instituto NOOS e à Psicóloga Cristina Fernandes, aos Professores presentes na atividade e principalmente aos alunos da Escola Municipal Gastão Penalva.


Segue abaixo, alguns trechos do que os adolescentes relataram em entrevista após a atividade:

“Atividades como estas são muito legais, pois incentiva as pessoas a se abrirem e conversarem mais, a fazer o que é certo. Usamos mais a consciência e aprendemos a ser mais humanos. Eu mesma já sofri Bullying em outra Escola, por conta da minha religião, mas hoje aqui na Escola Municipal Gastão Penalva, isso não acontece mais.”

                                                          Lohayne Silva de Freitas – 11 anos - 1602

Gostei muito da atividade porque é um assunto comum, está no dia a dia de todos nós, e isso nunca teve aqui na Escola. É uma atividade que incentiva a quem sofre Bullying a procurar ajuda, e isso é legal, mas na minha opinião, não incentiva a pessoa que pratica Bullying a parar de fazer.”

                                                Lohayne C. Ribeiro Gama – 12 anos – 1703

Nenhum comentário:

Postar um comentário