A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mais uma vez o Circuito de atividades acontece na Creche Municipal Sempre Vida Antares

Texto e Fotos: Herbert Borges e Isabel Assis
Edição: Thiago Maia

Nesta última quarta-feira, dia 10/08/2011, foi realizado mais uma vez o Circuito de Atividades Físicas (Circuitinho) na Creche Municipal Sempre Vida Antares, integrante do BE Santa Cruz. A atividade é fruto da parceria entre a Creche e o Bairro Educador, que executa a atividade através do Professor Herbert Borges, também integrante da equipe do BE, porém responsável pelo no Bairro Educador Inhoaíba.

A ação acontece, mensalmente, desde o ano passado. Contando com a participação somente das crianças das turmas EI 31 e EI 30 (entre 2 e 3 anos), pelo entendimento que estas já têm maturidade para desenvolver as atividades propostas.
Por falar nelas, são atividades que buscam o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, através da mescla de movimentos básicos, como: Correr, Pular, Rastejar, Arremessar, etc. São estímulos muito importantes para esta faixa etária (Primeira Infância), pois a partir destas ações, indiretamente, são trabalhados outros itens importantes para o desenvolvimento humano, como: Equilíbrio, Lateralidade, Mudança de Direção, Planejamento de Movimentos, Concentração, etc.

Importante ressaltar também, que a atividade acontece somente com materiais alternativos, tais como: Cordas, Bambolês, Cadeiras, Barbante, Pneus, etc. Fazendo com que a atividade tenha custo zero para a Creche e para o Bairro Educador, entretanto sem perder sua qualidade e significância para seu público. Afinal, é o momento em que as crianças se conhecem melhor seu corpo (uma dificuldade até para alguns adultos), de forma lúdica, brincando e se divertindo.
A atividade tem um significado especial para a equipe do BE e para a Creche, por esta ser a primeira instituição, desta categoria a ser aderida ao Projeto. Logo, as equipes têm excelente relacionamento e parceria. Agradecemos à Diretora Rosane Viana e a Coordenadora Pedagógica Claúdia Pessoa, além de todas às Educadoras da Creche, pela disponibilidade e cooperação durante esta e outras atividades do Bairro Educador.

Esperamos ter a oportunidade de realizar mais atividades deste modelo em outras instituições.




Confira abaixo um pouco da atividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário