A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Notícias da Trilha Educativa: Acelera II em ação

No 1º semestre de 2011, os alunos do Acelera II, da E.M. Professoranda Leila Barcellos de Carvalho participaram de atividades com a equipe do Bairro Educador Cidade de Deus (BE CDD).

A partir de reuniões com as diretoras Neide e Mônica, a coordenadora pedagógica Sandra e a professora Sílvia Rocha, a equipe composta por Maria do Socorro (Gestora de Núcleo) e Francisca Assis (Gestora de Projetos) foi convidada a desenvolver ações focadas nas relações com o outro tendo em vista tratar-se de uma turma com atitudes violentas entre os mesmos e, que de certa forma, este comportamento possivelmente contribuía para a defasagem no aprendizado.

A equipe do Bairro Educador iniciou as ações da Trilha Educativa trabalhando os temas Identidade e Relações Familiares, buscando conhecer mais o grupo e identificar os assuntos que os mesmos gostariam de desenvolver em sala.

Desde o início, a equipe identificou a resistência dos alunos em conversar, expor sentimentos, atitudes de rivalidade entre eles, medo do abandono dos professores e da equipe BE CDD. Por outro lado, os alunos mostravam interesse e capacidade em desenhar, cantar, criar algum material ao término de cada atividade, aspectos que motivaram a criação do nome e da condução da Trilha Educativa: Acelera II em Ação.

Relacionando o trabalho com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola que trata de Histórias Infantis, tendo no 1º semestre o foco em Monteiro Lobato, articulamos a ação com os alunos para reflexão e confecção de trabalhos voltados para a culminância da escola realizada no mês de maio. Com o auxílio da equipe BE CDD, os alunos criaram um Varal Musical expondo trechos de músicas criadas e copiadas de diversos estilos musicais como: Hip Hop, Pagode e Funk bem como desenharam situações do cotidiano da Cidade de Deus.

Continuando a relação com o PPP, a Gestora de Projetos, Daniele Ribeiro, esteve na escola confeccionando máscaras baseadas nos personagens de Monteiro Lobato para alegria da garotada!
Articulando os parceiros do Bairro Educador, o Instituto NOOS trabalhou com esta turma o tema da violência nas escolas e do Bullying permitindo aos alunos expressarem os problemas que os mesmos vivem em relação ao tema.

E a equipe foi treinada pelo Instituto Criança é Vida, o que permitiu multiplicação dos temas: Sexualidade e Amor: O que é? O que não é? Homem e mulher: Corpo e Comportamento Anatomia, Fisiologia, Reprodutiva e Relações de Gênero em sala de aula através de debates, dinâmicas, atividades e elaboração de cartazes sempre regados de muitas dúvidas dos alunos e intensa participação.

Por fim, a entrevista da professora Sílvia Rocha após a conclusão da Trilha Acelera II em Ação criada pelo BE CDD: Estou com a turma desde fevereiro. São cinco meses de trabalho, priorizando a alfabetização e a socialização desses alunos, que, por motivos mil, desconhecem princípios básicos, como respeito e educação. O maior problema da turma é a agressividade, tanto física quanto verbal, o que, ao meu ver, reflete todo o contexto de violência vivenciado por eles, não só nas ruas da comunidade, como também em sua casas. Na verdade, eles apenas reproduzem aquilo que vivenciam desde pequenos. No início, o trabalho era desesperador, eu tinha vontade de sair correndo! Mas, acabei encarando o problema de frente e consegui estabelecer certos limites para a turma. Depois, veio o Bairro Educador, que tem ajudado bastante, pois trabalha ,semanalmente, temas extremamente importantes para a socialização, promovendo a descoberta de princípios morais básicos e sua interiorização".


Apesar de os resultados serem em longo prazo, o saldo tem sido positivo. Eles ainda não conseguem se respeitar, mas demonstram menos animosidade, o que já nos deixa muito feliz. E é assim... Um passo de cada vez! A luta continua!


 Por Francisca Giderlândia dos Santos Assis (Gestora de Projetos do Bairro Educador Cidade de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário