A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reflorestamento e Caminhada por um Borel mais limpo! A Trilha Educativa percorre os passos da cidadania.

No dia 11 de agosto, alunos do 3º ano do CIEP Antoine Magarinos Torres Filho (Borel) participaram da caminhada que marcou a instalação do "Novo Plano de Recolhimento do Lixo" na comunidade.

Recentemente, foi inaugurado o novo plano de recolhimento do lixo no Borel. Para essa inauguração foi convocada uma caminhada pela estrada da Independência, principal via de acesso que corta a comunidade e estavam presente os representantes do Poder Público, a Associação de Moradores e Amigos do Borel, a Rede Social Borel e alunos da turma 1303, da professora Alessandra, da Diretora Lenita, do CIEP Antoine Magarinos Torres Filho.
Os alunos queriam que os moradores da comunidade se conscientizassem de que todos precisavam contribuir para ter um Borel mais limpo. Para que esse recado fosse dado, eles preparam cartazes, músicas e chocalhos reciclados.  Foram preparados para fazer barulho e chamar atenção para a causa.


Na concentração ensaiaram mais algumas musicas com o grupo “Chegando de Surpresa” composto por garis da COMLURB, e subiram à estrada da Independência, cantando: “Para o Borel Limpar, vamos ajudar”, ”Para o planeta salvar, vamos reciclar” e ”O Borel é nosso, ha ha hu hu”.

Chegando ao terreirão, o palco estava armado para apresentação do grupo da Comlurb que contou com a participação especial do famoso gari Renato Sorriso. Os alunos da turma 1303 foram convidados a compor a percussão do grupo com seus chocalhos reciclados.


Sobre a Trilha Educativa “Sociedade e Ciências Naturais e Sociais”

Com foco na Cidadania, a Trilha Educativa “Sociedade e Ciências Naturais e Sociais” entra em uma nova etapa, no qual a transversalidade entre os conteúdos de ciências naturais e sociais está ocorrendo de forma bastante participativa.

Após a produção do terrário as alunos foram até o alto da comunidade do Borel (próximo ao Largo do Bicão) realizar uma atividade de reflorestamento. Nesta, contamos com a parceria da Agente Comunitária de Meio Ambiente, Jaciara, que conseguiu junto à secretária Municipal de Meio Ambiente, 100 mudas de plantas nativas da mata atlântica.
A atividade de reflorestamento além de estar relacionada ao conteúdo curricular do Estudo do Solo, está ligada também à vida dos alunos que já presenciaram inúmeros deslizamentos no Borel.

O Bairro Educador cumpriu seu papel mais uma vez, pois em parceria com a mãe voluntária, Maria Helena, mobilizou a comunidade escolar para fazer parte deste Borel mais limpo que esta sendo construído. A aproximação entre a escola e a comunidade é imprescindível para se construir um Bairro, de fato, Educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário