A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sexualidade – “O que é e o que não é” no CIEP Presidente João Goulart

Texto: Aline Franca e Anderson Correa

No dia 5 de agosto, no CIEP Presidente João Goulart do Cantagalo, aconteceu a oficina “Sexualidade e Amor – O que é e o que não é”. Esse foi o primeiro de uma série de seis módulos sobre o tema “Sexualidade”, previstas para acontecer durante o decorrer do segundo semestre de 2011. O material das oficinas foi desenvolvido pelo Instituto Criança é vida e, através da parceria com o Bairro Educador, estão sendo multiplicados em algumas escolas municipais onde o Bairro Educador atua.

Em prol do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e sob a iniciativa da coordenação pedagógica do CIEP Presidente João Goulart e do Bairro Educador em parceria com o PSE – Programa de Saúde da Escola e a Clínica de Saúde da  Família – PSF, a oficina foi voltada para alunos (crianças e adolescentes) do 5º ano objetivando levar conhecimento e tirar dúvidas que muitas pessoas têm e que por timidez ou falta de oportunidade, muitas vezes não conversam com seus familiares sobre o tema.

Segundo a Gestora de Projetos do Bairro Educador Renata Bhering: “É fundamental que os alunos conheçam seu corpo, reconheçam e saibam expressar seus sentimentos e desejos e sejam orientados para protegerem-se de abusos e exploração sexual”.  Renata reforça ainda a importância de promover ações conjuntas que dialoguem com a realidade destes estudantes e somem esforços como esta iniciativa que contou com a técnica de educação e saúde Márcia Valva (PSE) e a enfermeira Amanda Cano (Clínica de Saúde da Família) que já atuam na escola e na comunidade.

Essa atividade fez as crianças e adolescentes participarem, levantando questões através de uma roda de bate papo. Como resultado dessa primeira oficina, as crianças produziram cartazes escolhendo imagens de revistas que segundo seus pontos de vista melhor representam o tema e apresentaram suas leituras do mesmo.
Neste dia também, participaram os novos gestores que em breve atuarão nos BEs da Rocinha, Vidigal, Santa Teresa e Marechal Hermes.  O gestor de Núcleo Anderson Correa é o responsável por esse novo grupo que teve a primeira oportunidade de estar no campo enquanto equipe e conhecer uma experiência do Bairro Educador já implantado.
Essa oficina foi recebida pelas crianças com bastante entusiasmo e curiosidade e os seus encontros  estão programados para todas as quintas-feiras no mês de Agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário